Risomar Carvalho troca PT pelo PSD e segue pleiteando uma cadeira na Câmara Legislativa

Por Sandro Gianelli

Risomar Carvalho - Ex-administrador da Samambaia / Reprodução da internet
Risomar Carvalho – Ex-administrador da Samambaia / Reprodução da internet

Do PT ao PSD

O suplente de deputado distrital Risomar Carvalho trocou o PT pelo PSD. Risomar era militante histórico do Partido dos Trabalhadores e foi administrador de Samambaia durante a gestão de Agnelo Queiroz. Hoje no PSD, pretende concorrer mais uma vez a Câmara Legislativa.

Disputa pesada

O PSD do deputado federal Rogério Rosso formou uma nominata de peso. O partido possui dois deputados distritais, Cristiano Araújo, eleito pelo PTB, e Robério Negreiros, eleito pelo MDB. Além dos dois distritais que vão concorrer à reeleição o partido conta com o vice-governador Renato Santana e Risomar.

Presidente do PSD-DF, deputado Rogério Rosso / Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Presidente do PSD-DF, deputado Rogério Rosso / Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Desafios

Nas eleições de 2014, o PSD não coligou com nenhum partido e não conseguiu fazer o quociente eleitoral, não elegendo nenhum distrital. Nas eleições de 2018, o partido não deverá se coligar, mais uma vez, o motivo é o peso dos quadros que o PSD possui. Se bem trabalhado, o PSD deverá eleger dois distritais.

Confortável

Rosso também se encontra numa situação confortável. Poderá concorrer à reeleição à Câmara dos Deputados e dependendo do cenário nacional pós-eleições, poderá pleitear mais uma vez a presidência da Câmara dos Deputados. E se preferir, tem vaga garantida para concorrer ao senado ao lado do senador Cristovam Buarque.

Demanda resolvida

A deputada distrital Luzia de Paula (PSB) participou da inauguração da construção do piso e da cobertura da quadra poliesportiva da Escola Classe 38, no P Norte, em Ceilândia. Os recursos foram garantidos por meio de emenda de autoria de Luzia. A obra era uma demanda que durou mais de 40 anos, sem solução.

1.200 escrituras

O governador Rodrigo Rollemberg esteve em Ceilândia, na manhã de ontem (22), com a deputada distrital Luzia de Paula para entregar 1.200 escrituras para moradores da cidade. A solenidade ocorreu na Praça do Trabalhador, ao lado da Administração Regional de Ceilândia.

Números positivos

A deputada distrital Luzia de Paula comemorou os números do processo de regularização fundiária em Ceilândia. Desde 2015, foram distribuídos 6.976 documentos na região administrativa, além de 2.497 na antiga Sociedade de Habitação de Interesse Social (SHIS).

Prova final

A vida do deputado federal Izalci Lucas continua complicada no PSDB, sua permanência ainda continua tendo fortes opositores internos dentro do partido. A última prova de fogo para Izalci será a eleição do diretório regional. Saindo eleito, o parlamentar estará com o caminho livre para concorrer ao Palácio do Buriti.

Fora do ninho

A composição externa, formada por nove partidos políticos que declararam apoio à Izalci é mais fortalecida do que a situação interna. Para se ter uma ideia, existem rumores de que o ex-deputado distrital Paulo Roriz (PSDB), apesar de ter legenda no ninho tucano, deverá apoiar o pré-candidato ao GDF, Jofran Frejat (PR).

Ninho dividido

A oposição realizada por Paulo Roriz é mais profunda. Além de não apoiar o parlamentar na disputa ao Buriti, Paulo ainda tentará a eleição interna do PSDB concorrendo a presidência. O grupo político de Maria de Lourdes Abadia ficou com o governador Rodrigo Rollemberg, Izalci tentará voo solo e Paulo Roriz quer apoiar Frejat.

Apoio de Marconi

Assessores de Paulo Roriz garantiram a Coluna que se for eleito presidente do PSDB, Paulo conversará com vários pré-candidatos: Alírio Neto (PTB), Rodrigo Rollemberg (PSB), Frejat (PR) e Eliana Pedrosa (PROS) e que a decisão terá o aval da Executiva Nacional e dos filiados do DF. Paulo conta com a ascensão de Marconi Perillo à presidência nacional para destronar Izalci.

* A Coluna é escrita por Sandro Gianelli e publicada de segunda a sexta no Portal Conectado ao Poder, no Jornal Alô Brasília e no Portal Alô Brasília.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here

*

code

Please enter your comment!