Sancionada Lei que garante igualdade nas premiações esportivas no DF

Deputado Distrital Eduardo Pedrosa (PTC)

Premiações entre homens e mulheres devem ser iguais nos eventos ou competições esportivas é o que garante a Lei 6384, sancionada na manhã desta quarta-feira (10).

A Lei é de autoria do deputado distrital Eduardo Pedrosa (PTC) e prevê equiparação em todas as competições com apoio do Governo do Distrito Federal.

A Lei veda qualquer discriminação à mulher, na concessão de valores, apoio ou patrocínio, de eventos artísticos, culturais e nas premiações relativas às competições esportivas e paraesportiva promovidas por entidades ou ligas desportivas realizadas no Distrito Federal.

A iniciativa de exigir a isonomia no valor das premiações pagas a homens e mulheres em competições organizadas com recursos públicos vai ao encontro da luta contra a discriminação de gênero. Se as competições demandam o mesmo esforço físico ou mental, porque haver a diferenciação de premiação?”, explica o parlamentar.

Eduardo lembra ainda que essa diferença nas premiações acabavam desestimulando as mulheres à prática desportiva. “Todos merecem ser tratadas com igualdade independentemente do sexo é um direito garantido pela Constituição Federal 1988”, afirma o autor da Lei.

Em tempo

Durante uma competição internacional de skate, em Santa Catarina, uma foto causou polêmica recentemente. A imagem mostrava os vencedores da competição, cada atleta segurando seu cheque com a premiação em dinheiro. Enquanto Yndiara Asp recebeu R$ 5 mil pelo primeiro lugar no torneio feminino, Pedro Barros embolsou R$ 17 mil após ser campeão no masculino, ambos na mesma categoria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui