Saúde do DF prorroga até 3 de junho vacinação contra a gripe

coletiva-vacina-gripeAté esta sexta, 57,9% do público-alvo havia sido vacinado na capital.
Meta é imunizar 600 mil pessoas; outros estados adiaram vacinação.

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal anunciou que vai prorrogar até 3 de junho a campanha de vacinação contra a gripe, que seria encerrada nesta sexta-feira (22). Segundo a secretaria, 57,9% do público-alvo, de 600 mil pessoas, havia sido vacinado até esta sexta.

A vacinação é prioritária a pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, indígenas, crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, mulheres que tenham dado à luz em até 45 dias, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, presos e funcionários do sistema prisional).

O grupo mais vacinado até esta sexta é o de idosos: 71,4% do total pretendido nesta faixa etária. Os menos imunizados foram as crianças – 46,8% do total previsto – seguido de gestantes (51%) e os profissionais de saúde (56%).

Mesmo com a prorrogação do fim da campanha, não haverá abertura de vacinação para novos grupos etários e sociais, anunciou a secretaria.

A diretora de Vigilância Epidemiológica da pasta, Cristiana Segatto, afirmou que o governo está pronto para atender os restantes pretendidos e que a proteção é especialmente importante neste período do ano.

“O objetivo é que esses grupos que ainda faltam tenham ainda essas duas semanas para ir ao posto de saúde. Principalmente porque já entramos no período mais frio, estamos entrando no período mais seco também, então a importância é de estar protegido contra a doença neste momento.”

O horário de funcionamento dos postos de saúde vai das 7h às 18h. A imunização em asilos e instituições para a terceira idade é feita por servidores do governo de acordo com um calendário específico.

A secretaria tira dúvidas e agenda vacinação de pessoas impossibilitadas de ir aos postos de saúde pelo telefone 160. O GDF disse ter atingido a meta de vacinação do ano passado, com com 92,3% do público-alvo imunizado.

Outros estados, como São Paulo, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Alagoas, também já haviam anunciado a prorrogação da campanha.

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*

code