‘Se eu soubesse, teria dito não’, diz modelo que apareceu em anúncio da Dove criticado por racismo

A modelo que aparece em uma propaganda da Dove, retirada da internet após acusações de racismo, declarou que se soubesse que seria representada como inferior, teria sido a primeira a dizer ‘não’ ao trabalho. Ela escreveu um artigo para o jornal britânico “The Guardian”.

“Se eu tivesse a mínima noção de que eu seria retratada como inferior, ou como o ‘antes’ de uma edição com antes e depois, eu teria sido a primeira a dizer um enfático ‘não'”, escreveu no jormal Lola Ogunyemi, que é de origem nigeriana. “Isso vai contra tudo o que eu acredito”, acrescentou.

Na propaganda em questão, um anúncio de três segundos para um sabonete líquido, uma mulher negra tira uma camiseta para revelar uma mulher branca, que remove sua camiseta e revela uma terceira mulher.

O vídeo, originalmente publicado na página no Facebook da Dove Estados Unidos e depois deletado, foi amplamente denunciado pelos internautas em todo o mundo.

“Em uma imagem publicada esta semana, erramos ao representar as mulheres de cor, e lamentamos profundamente os danos causados”, declarou a marca em uma mensagem publicada nas redes sociais Facebook e Twitter.

Lola contou que estava feliz em participar de um comercial e promover a força e beleza de sua cor, por isso ficou chateada ao saber da indignação que a propaganda gerou na internet.

‘Não sou vítima’

“Ter a oportunidade de representar suas irmãs de pele negra em uma marca de alcance global parecia a forma perfeita para lembrar o mundo de que estamos aqui, de que somos bonitas e, mais importante, que temos valor”, escreveu Lola.

A modelo ponderou, no entanto, que apesar de concordar com o pedido de desculpas feito pela marca, ela poderia ter defendido sua visão criativa e sua escolha de incluí-la, uma “mulher de pele inequivocadamente negra”, como o rosto de uma campanha.

“Eu não sou apenas uma vítima silenciosa de uma campanha de beleza. Eu sou forte, sou bela e não serei apagada”, escreveu Lola.

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui