Secretária de Segurança divulga queda nos crimes, mas a sensação da população é de insegurança

Por Sandro Gianelli

Viaturas novas da PMDF / Reprodução da internet
Viaturas novas da PMDF / Reprodução da internet

(IN)segurança

A Secretaria de Segurança divulgou dados com queda na maior parte dos crimes no Distrito Federal. O levantamento compara os casos ocorridos entre janeiro e abril de 2018 com os ocorridos e registrados no mesmo período de 2017. Apesar dos novos resultados a sensação de segurança é bem diferente dos números apresentados. 

Lançamento de pré-candidatura

Hoje (10/05), a partir das 19h, acontecerá o lançamento da pré-candidatura de Thiago Jarjour, ex-secretário adjunto de Ciência e Tecnologia do Governo do Distrito Federal. O evento será no Centro de Convenções do Lake Side. Jarjour concorrerá a Câmara Legislativa. Em 2014 obteve 3.678 votos concorrendo pelo PDT, em 2018 concorrerá pelo PSB.

Urna eletrônica / Reprodução da internet
Urna eletrônica / Reprodução da internet

Voto impresso

O DF terá menos de 1% de todas as urnas com o voto impresso. Serão cerca de 320 urnas. A quantidade de urnas nos 650 pontos de votação do DF é de aproximadamente 6 mil. Apesar de ser uma novidade nas eleições de 2018, a quantidade de urnas que os eleitores poderão conferir o voto é extremamente baixa.

Queda nas vendas

As vendas do comércio brasiliense registraram queda de -2,81% em março de 2018 na comparação com fevereiro. Entretanto, as vendas do setor de serviços tiveram alta de 4,13%. É o que mostra a Pesquisa Conjuntural de Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal, realizada pelo Instituto Fecomércio com o apoio do Sebrae.

Negação aos políticos

Nas eleições de 2014 o Brasil se polarizou entre o PT e o PSDB. De lá para cá a crise ética, política e econômica tomou de conta dos noticiários causando o afastamento e o descrédito do eleitor em relação aos políticos e as instituições. Nestas eleições a tendência da negação aos partidos e políticos tradicionais será bastante forte.

Em busca de um outsider

Alguns especialistas e partidos políticos acreditam que o eleitor se identificará com um outsider. Outsider é a expressão em inglês usada para definir aquele perfil fora da tradicional figura do político. O Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa define o outsider como a “pessoa que não pertence a determinado grupo; estranho, intruso, forasteiro”.

Fake News

O crescimento das Fake News se dá por conta da ideologia de quem recebe a mensagem. Se uma pessoa de Direita recebe uma informação que denigre a imagem da Esquerda, dificilmente ela fará uma análise do conteúdo com responsabilidade e certamente passará para a frente, sem avaliar se é verdadeira ou não e vice versa.

 

* A Coluna é escrita por Sandro Gianelli e publicada de segunda a sexta no Portal Conectado ao Poder, no Jornal Alô Brasília e no Portal Alô Brasília.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here

*

code

Please enter your comment!