Sucessão na CLDF

Em busca de novo Fábio Barcellos

Os distritais que se opõem à indicação de Wasny de Roure para a presidência da Câmara Legislativa enfrentam um problema. Até agora não identificaram o novo Fábio Barcellos, como chamam o eventual candidato dissidente ao cargo. A referência, óbvia, é ao candidato surgido à última hora para enfrentar quem fosse escolhido pelo então Joaquim Roriz, em uma manobra que envolveu desde a ex-vice-governadora petista Arlete Sampaio até o senador Paulo Octávio, do PFL que viraria DEM. Paulo Octávio chegou a se instalar na Câmara para administrar a operação. A deputada Eliana Pedrosa, que participou da manobra, hoje está nas conversas para definir o nome alternativo.

Faltam nomes

Até agora, só um nome foi colocado como contraposição ao de Wasny: o atual vice-presidente Doutor Michel. Embora querido pelos colegas, ainda não encontrou meios de somar os votos necessários. A convicção geral é de que só se viabilizaria um nome à última hora.

Excluídas, de lá e de cá

Três votos certos para o candidato alternativo seriam, em tese, os das três deputadas oposicionistas, Eliana Pedrosa, Celina Leão e Liliane Roriz. Até da composição da Mesa foram excluídas. São também as que não poderiam ser candidatas a presidente.

De dentro

Os dois maiores núcleos de articulação do nome alternativo estão bem dentro do governo Agnelo. Instalaram-se nos gabinetes dos secretários Cristiano Araújo e Alírio Neto. Sem o conhecimento dos próprios, evidentemente.

Vale lembrar 1

O voto para a Mesa Diretora será aberto. Todo mundo, no Buriti e fora dele, saberá como cada distrital votou. Quem forçou a barra para aprovar o fim do voto fechado, por ironia, foi o candidato expelido Chico Leite. Encontrou resistência generalizada entre os colegas.

Vale lembrar 2

Fábio Barcellos não se reelegeu para a legislatura seguinte. Seu mais recente cargo público foi o de administrador regional do Jardim Botânico.

Fonte: Do alto da torre

COMPARTILHAR
Artigo anteriorO desabafo de Fraga
Próximo artigoCordialidade
Consultor em Marketing Político; especialista em pesquisa de opinião pública; editor do Portal Conectado ao Poder; escreve a coluna On´s e Off´s, de segunda a sexta, no Jornal Alô Brasília; apresenta o programa Conectado ao Poder, aos sábados, das 6h às 8h, na Rádio 104,1 Metrópoles FM. É presidente da Associação dos Blogueiros de Política do Distrito Federal e Entorno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*

code