Trump anuncia plano para expandir Exército americano

donald-trumpEstratégia do candidato republicano para o Exército é chamada por ele de “paz através da força”.

O candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta quarta-feira que pretende expandir todas os setores militares do país caso vença as eleições de 8 de novembro. Em discurso para apoiadores na Filadélfia, o magnata também afirmou que pedirá aos generais americanos que façam um plano nos primeiros 30 dias de governo para derrubar o grupo terrorista Estado Islâmico.

 A estratégia de Trump para o Exército, denominada por ele mesmo como “paz através da força”, inclui o fim de todos os cortes de gastos militares realizados pelo presidente Barack Obama. “Assim que eu assumir, vou submeter ao Congresso um novo plano orçamentário. Nós vamos reconstruir o nosso Exército”, insistiu. Segundo o candidato, a política de defesa de Obama e de Hillary Clinton, quando ela atuou como secretária de Estado, deixou os Estados Unidos “menos seguro” e “diminuiu o respeito do mundo pela força do país”.

Em raro momento em que recorreu a anotações – o magnata prefere discursos mais espontâneos – o republicano também falou sobre modernizar o equipamento militar e aumentar o tamanho das tropas. Apesar de ter mantido o tom revoltado, essa foi a primeira vez que Trump apresentou planos concretos e compreensíveis para a segurança nacional. No passado, o magnata dispensou a opinião de especialistas sobre assuntos de guerra e chegou a afirmar que “sabe mais sobre o EI do que os generais”.

Segundo o jornal The New York Times, Trump não deu muitos detalhes de quanto custaria seu novo orçamento militar. Além do cancelamento do corte de gastos militares, resultado de acordo em 2013 entre democratas e republicanos, ele defendeu a cobrança de impostos não pagos, que chegariam ao valor de 385 bilhões de dólares, mas não disse quanto sua politica de um governo mais enxuto cobriria o gasto militar.

Fonte: veja.abril.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here

*

code

Please enter your comment!