Trump e Hillary enfrentam-se no 1º debate da campanha Reviewed by Momizat on . A candidata presidencial democrata Hillary Clinton e seu rival republicano Donald Trump irão se enfrentar no primeiro debate nesta segunda-feira, um momento que A candidata presidencial democrata Hillary Clinton e seu rival republicano Donald Trump irão se enfrentar no primeiro debate nesta segunda-feira, um momento que Rating: 0
Você está aqui:Home » Mundo » Trump e Hillary enfrentam-se no 1º debate da campanha

Trump e Hillary enfrentam-se no 1º debate da campanha

alx_mundo-hillary-trump-20160511-001_original3-e1468500612268A candidata presidencial democrata Hillary Clinton e seu rival republicano Donald Trump irão se enfrentar no primeiro debate nesta segunda-feira, um momento que pode ser o mais significativo da eleição de 2016 até o presente. Políticos veteranos envolvidos nos preparativos de debates presidenciais anteriores disseram que Hillary deveria explicitar como irá comandar o país em tempos incertos e marcar um contraste se exibindo como a alternativa firme e experiente à incógnita que é Trump. Por sua vez, Trump precisa mostrar sobriedade suficiente para convencer os céticos de que está preparado para assumir o cargo político mais poderoso do mundo.

O confronto de 90 minutos na Universidade Hofstra em Hempstead, Nova York, o primeiro de três debates, irá acontecer em um momento no qual a vantagem antes folgada de Hillary nas pesquisas de opinião diante do ex-apresentador de reality show se evaporou. A história prova que um único desempenho ruim em um debate pode alterar a trajetória de uma corrida presidencial nos EUA. Uma pesquisa Reuters/Ipsos revelou que cerca de 20% do eleitorado continua indeciso, muito mais do que os 12% vistos a esta altura da campanha quatro anos atrás.

Anita Dunn, que ajudou o presidente americano, Barack Obama, a se preparar para os debates com o candidato republicano John McCain em 2008, disse que Obama se saiu bem no primeiro debate fazendo a conversa voltar repetidamente ao tema da economia em dificuldade, embora o evento devesse tratar de política externa. Ela disse acreditar que Hillary irá tentar explorar as fraquezas de Trump e enfatizar seus pontos fortes. Para Anita Dunn, é no contraste entre dois que a democrata tem que bater.

O debate será a melhor oportunidade para os dois candidatos, ambos vistos pelos eleitores como indignos de confiança, calarem as dúvidas sobre seu preparo para a Casa Branca à medida que a eleição de 8 de novembro se aproxima. Hillary se mostrou vacilante durante o fórum “Comandante-em-Chefe” realizado pela rede NBC no dia 7 de setembro, quando se tornou irritadiça ao ser indagada sobre a maneira como lidou com e-mails sigilosos na época em que serviu como secretária de Estado dos EUA.

“A apresentação é muito importante, e Hillary tem que trabalhar isso. Sua apresentação no fórum ‘Comandante-em-Chefe’ não foi muito boa. Ela não pareceu simpática. Pareceu amarga e na defensiva”, disse Brett O’Donnell, preparador de debates que ajudou o ex-presidente George W. Bush em 2004 e McCain em 2008. O debate será televisionado ao vivo as 20h00 [horário de Brasília] pelos principais canais abertos a cabo americanos.

(Com agência Reuters)

Deixe um comentário

*

code

Voltar para o topo