Vendas no comércio do DF tiveram queda em março

2015-será-o-primeiro-ano-de-queda-nas-vendas-de-smartphones-no-BrasilAs vendas do comércio brasiliense registraram queda de -2,83% em março de 2017 na comparação com fevereiro. Porém, as vendas do setor de serviços tiveram uma leve alta de 1,03%. Já em relação ao mesmo período do ano passado, o comércio apresentou declínio de -5,30% e o setor de serviços teve uma retração de -1,02%. É o que mostra a Pesquisa Conjuntural de Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal, realizada pelo Instituto Fecomércio com apoio do Sebrae.

O presidente da Fecomércio, Adelmir Santana, explica que entre os 26 segmentos pesquisados, 11 tiveram variação negativa de vendas, ou seja, 42,31% dos segmentos avaliados tiveram redução de faturamento. “A movimentação da Páscoa e da liberação do saque das contas inativas do FGTS não foram suficientes para sustentar as vendas de março, mesmo com estratégias focadas em ofertas e produtos mais fracionados. Provavelmente, maio terá uma melhora nas vendas, pois é comemorado o Dia das Mães, segunda melhor data para o comércio, e muitos segmentos se beneficiam com as vendas”, ressalta Adelmir.

Entre o segmentos que registraram crescimento nas vendas estão: Móveis (11,21%); Cosméticos e Perfumaria (7,75%); Ferragens e Ferramentas (4,95%); Suprimento de Informática (4,14%); Joalheria (3,63%); Padaria e Confeitaria (3,51%); Material de Construção (2,26%); Farmácia (1,91%) e Cama, Mesa e Banho (1,88%). Já os que registraram queda nas vendas em março estão: Livraria e Papelaria (-47,43%); Artigos de Armarinho, Suvenires e Bijuterias (-13,35%); Comércio Varejista de Bebidas (-5,17%); Calçados (-5,01%); Ótica (-4,10%); Minimercados, Mercearias e Armazéns (-3,03%); Vestuário e Acessórios (-1,07%) e Auto Peças e Acessórios (-0,78%).

No setor de serviços, a maioria dos segmentos apresentaram crescimento nas vendas em março: Cabeleireiros (14,72%); seguido por Organização de Feiras, Congressos e Festas (5,29%); Manutenção e Serviços para TI (4,08%); Bares, Restaurantes e Lanchonetes (2,28%); Promoção de Vendas (1,11%); Atividade de Contabilidade (0,56%).  Já os segmentos que apresentaram queda foram: Atividades de Condicionamento Físico (-7,28%); Sonorização, Fotografias e Iluminação (-3,96%) e Capacitação e Treinamento (-3,07%).

A Pesquisa Conjuntural procura acompanhar, de forma sintética e sistemática, o quadro evolutivo das atividades do Comércio Varejista e Serviços de Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal. Os indicadores aferidos auxiliam na identificação dos segmentos que apresentaram melhor e pior desempenhos, assim como os fatores macroeconômicos que influenciam a economia local, dando um olhar técnico, porém com a subjetividade inerente a quem conhece e vive a realidade do mercado do DF.

Fonte: Fecomércio-DF

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