Você é um procrastinador?

dicas-proscratinação-atepassar1Você sabe o que é um procrastinador?

Se você pensou que esse termo se referia a algo irrelevante se enganou. Procrastinação é o ato de esquivar-se de uma tarefa que necessita ser realizada.

É o mau hábito de deixar para amanhã o que pode ser feito hoje. Todo mundo tem que lidar, uma hora ou outra, com a procrastinação.

É difícil colocar muita culpa em nós mesmos, porém, hoje darei algumas dicas comprovadas de como lidar com a procrastinação:

1-Elimine as distrações.

O que é prioridade para você? Faça uma lista de tudo àquilo que te distrai das suas obrigações e procure afastar-se disso.

Se você costuma perder uma hora no Facebook antes de começar a trabalhar, imponha-se o objetivo de acessar a rede social apenas quando todas as suas obrigações já estiverem concluídas. Tenha foco naquilo que precisa ser resolvido.

2- Pare de esperar o momento perfeito.

A perfeição não existe. Tudo na vida pode ser melhorado. Se você estiver sempre esperando pelo momento perfeito, acabará sempre adiando o inicio de suas atividades.
Ao invés de se enganar, tome coragem e resolva o que precisa ser resolvido.

3 – Divida uma grande meta em pequenas tarefas.

Você já teve uma idéia genial e acabou ficando desanimado quando percebeu como seria trabalhoso colocá-la em prática? Recentemente uma pesquisa realizada por estudiosos comprovaram que os grandes homens de sucesso conseguem enxergar o seu objetivo principal em pequenas metas, facilitando o acompanhamento e a análise dos resultados das ações desenvolvidas até o momento.

4 – Cuide da sua saúde.

Para estar com disposição, é primordial ter uma boa qualidade de vida. Reserve um tempo diário para si mesmo, para sua família e para o repouso. Uma boa alimentação
e a prática de exercícios físicos são outros pré-requisitos.Além disso, esteja atento aos seus limites: trabalhar mais nem sempre significa maior produtividade.

5. Conheça os quatro pilares da procrastinação.

De acordo com um estudo acadêmico, há quatro pilares da procrastinação que influenciam a população em geral.

Identificar qual deles está te impedindo de fazer uma determinada tarefa pode ser útil para superar a barreira inicial de começá-la, sendo está a parte mais difícil.

• Tarefa de baixo valor: Quando consideramos uma tarefa desagradável ou chata, ou pouco importante para nosso objetivo final, podemos tentar transformá-la em mais agradável para poder concluí-la, como, por exemplo, escrever um projeto sentado no seu café preferido tomando seu drink preferido. Ou você pode adicionar elementos artificiais, tais como prazos “sem volta”, como os mencionados acima que envolvem dinheiro.

• Personalidade: Infelizmente, a personalidade desempenha um papel na procrastinação. Algumas pessoas são mais impulsivas do que outras. A vantagem é que, embora seja difícil de controlar a personalidade, é muito mais fácil controlar o ambiente. Por exemplo, se você está de dieta, pode esconder as comidas gordurosas
que você não deve comer. Você certamente desistirá de comer uma coisa ou outra se elas não estiverem na sua frente. Se precisar terminar algum trabalho, bloqueie todas as distrações, vá para locais tranqüilos (como a biblioteca) e restrinja o desperdício de tempo, usando ferramentas como StayFocusd, que bloqueiam sites que certamente lhe farão procrastinar.

• Expectativas: Se você espera completar uma tarefa facilmente, então é menos provável que você procrastine. Este pilar é um pouco mais difícil de “burlar”, mas o melhor truque é simplesmente perceber que o primeiro passo é muitas vezes o mais difícil psicologicamente. “Fazer” será muito menos terrível do que imaginamos que será, por isso, se pudermos dedicar pelo menos 5 minutos para tentar algo, podemos ver no que vai dar.

• Medo de falhar: O medo do fracasso é uma coisa real para muitos procrastinadores. Este pilar tem realmente a ver com estar confiante em suas habilidades.
A dica aqui é: tente. Você já tem o não; se tentar e continuar com o não continuará igual. Mas é só se você tentar que pode conseguir um sim.
Enfim se você conseguir assimilar essas dicas com certeza terá mais produtividade em seu dia e uma melhor gestão do seu tempo, como já dizia Chico Xavier.

“Você não pode voltar atrás e fazer um novo começo, mas você pode começar agora e fazer um novo fim.”

Paulo Saphi

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here

*

code

Please enter your comment!