Wasny de Roure é eleito presidente da Câmara Legislativa



Wasny_de_RoureO Plenário da Câmara Legislativa elegeu, por unanimidade, a nova composição da Mesa Diretora para o biênio 2013/2014. Wasny de Roure (PT) foi escolhido presidente e Agaciel Maia (PTC) será o novo vice-presidente. Eliana Pedrosa (PSD), Prof. Israel Batista (PEN) e Aylton Gomes (PR) ocuparão, respectivamente, os cargos de primeiro, segundo e terceiro secretários. A eleição começou às 2h da manhã desta sexta-feira (14) e não houve chapa concorrente. A posse da Mesa Diretora ocorrerá no dia 1º de janeiro, a partir das 9h, no plenário.

Todas as cinco votações contaram com a participação dos 24 deputados distritais. Os suplentes dos secretários são Liliane Roriz (PSD), Joe Valle (PSB) e Benedito Domingos (PP).

Antes das votações, diversos distritais enalteceram em plenário o trabalho da atual Mesa Diretora, em especial a atuação de Patrício (PT) na presidência. Ex-segundo secretário, Joe Valle citou alguns avanços da atual gestão da Casa. “Acabamos com o pagamento do 14° e 15° salários e o nepotismo, exigimos ficha limpa dos servidores, ampliamos a transparência e implantamos o planejamento estratégico”, observou o distrital.

Em seu primeiro pronunciamento como presidente, Wasny agradeceu a Deus e a cada um dos colegas parlamentares. O presidente eleito também agradeceu o bloco PT/PRB que “o convenceram” a assumir a candidatura. “Será um enorme prazer participar dessa nova Mesa. Vamos nos debruçar sobre os problemas do DF, com foco no interesse publico, na transparência e no diálogo com a comunidade, respeitando o Legislativo e a sua economia”, ressaltou o distrital. Com humildade, disse que os colegas estavam autorizados lhe “puxar as orelhas” para corrigir eventuais erros.

Encerrando a última sessão do ano, Patrício desejou boa sorte à nova Mesa e pediu a continuidade do trabalho de fortalecimento do Poder Legislativo. “Espero continuar a ver o povo do Distrito Federal vindo à Câmara se manifestar e participar do processo democrático”, afirmou o ex-presidente.

Perfil – Economista, casado, pai de três filhos, Wasny  é goiano e mora em Brasília desde 1959. É técnico da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), onde iniciou a trajetória política como presidente da associação de servidores. Mestre em economia pela UFMG e Universidade de Oxford, Inglaterra, foi eleito deputado distrital pela primeira vez em 1990. Cinco anos depois, foi nomeado secretário de Fazenda pelo então governador Cristovam Buarque. Em 2003, Wasny assumiu o mandato de deputado federal. Eleito em 2010 para o quarto mandato de deputado distrital, o parlamentar voltou à Câmara Legislativa como líder do governo, cargo que exerceu até setembro deste ano.

Fonte: Camara Legislativa do DF

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*

code