Início Distrito Federal 26º Circuito de Quadrilhas Juninas do DF e Entorno começa neste fim...

26º Circuito de Quadrilhas Juninas do DF e Entorno começa neste fim de semana


Da redação

O 26º Circuito de Quadrilhas Juninas do Distrito Federal e Entorno começa neste fim de semana, a partir de 5 de junho, na Praça da Administração do Paranoá. A competição, organizada pelo Instituto Isacso com apoio da LINQ-DFE e da Secretaria de Cultura do DF, visa valorizar a cultura popular brasileira.

Esta edição reúne dezenas de grupos e milhares de artistas, promovendo uma das maiores competições juninas do país. O evento destaca-se por manter viva uma tradição que reúne dança, música, teatro, cenografia e narrativas inspiradas na cultura popular. Segundo os organizadores, o circuito movimenta diferentes regiões administrativas nas próximas semanas.

A etapa inicial do Grupo Especial ocorre entre os dias 5 e 7 de junho, marcando o início da disputa pelos títulos e pelas vagas para competições nacionais. Ao longo de junho e início de julho, o circuito passará ainda pelas cidades de Taguatinga e Ceilândia no Grupo Especial, além de Santa Maria, Itapoã e Ceilândia no Grupo de Acesso.

O circuito vai além da competição e se consolida como instrumento de valorização da economia criativa, gerando oportunidades para artistas, produtores culturais, costureiras, maquiadores e músicos. A participação de diversos profissionais evidencia o impacto do evento na promoção de empregos e na movimentação econômica local.

Na 26ª edição, o Circuito reforça o reconhecimento nacional do movimento junino do Distrito Federal e Entorno. O evento é destacado pela qualidade artística das quadrilhas e pela mobilização das comunidades, ampliando a visibilidade da região no cenário nacional das festas juninas.

O calendário inclui três etapas do Grupo Especial: Paranoá (5 a 7 de junho), Taguatinga (19 a 21 de junho) e Ceilândia (26 a 28 de junho). O Grupo de Acesso terá etapas em Santa Maria (13 e 14 de junho), Itapoã (20 e 21 de junho) e Ceilândia (4 e 5 de julho). Todas as apresentações têm entrada gratuita.