Drenar DF avança e promete solução definitiva para enchentes em Brasília

Da redação do Conectado ao Poder

Sistema subterrâneo de drenagem já opera na Asa Norte, expande cobertura e promete acabar com enchentes históricas no DF

O sistema Drenar DF, desenvolvido pelo Governo do Distrito Federal, avança significativamente para resolver os históricos problemas de enchentes na capital do país. Com 108 túneis subterrâneos que chegam a até 22 metros de profundidade, o projeto, que recebeu um investimento de R$ 180 milhões, já opera em parte da Asa Norte e está em expansão.

A construção utilizou 108 poços de visita, estruturas que permitiram o avanço das escavações subterrâneas com menor impacto na superfície. Esses acessos também servirão como pontos estratégicos para manutenção e inspeção do sistema, garantindo sua funcionalidade a longo prazo.

Os túneis, com 3,60 metros de diâmetro, foram construídos com a técnica *tunnel liner, que combina eficiência e segurança. O método reforça os túneis com chapas de aço a cada avanço, dispensando a abertura de grandes valas em áreas urbanas. Essa abordagem minimizou transtornos e acelerou o progresso das obras.

O Drenar DF está sendo implementado por etapas e, ao ser concluído, duplicará a capacidade de escoamento das águas pluviais. O projeto não apenas promete acabar com enchentes recorrentes, mas também modernizar a infraestrutura de drenagem da capital, trazendo benefícios diretos à população.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui