Da redação do Conectado ao Poder
Presidente da CLDF vê vice-governadora como sucessora natural de Ibaneis e destaca urgência em políticas para proteção das mulheres no DF

O presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), Wellington Luiz (MDB), afirmou que a vice-governadora Celina Leão (PP) é a principal aposta do grupo político para disputar o Governo do DF em 2026. Em entrevista ao “Correio Braziliense”, ele ressaltou que Celina tem experiência e liderança para dar continuidade à gestão de Ibaneis Rocha (MDB), caso o governador concorra ao Senado. “É um caminho natural, a expectativa é de que Celina dispute a reeleição, e ela tem mérito para isso. Foi testada e aprovada quando assumiu o governo na ausência de Ibaneis”, afirmou.
Além do combate à violência contra a mulher, prioridade da Câmara Legislativa este ano, pautas como saúde, educação e mobilidade urbana devem ganhar destaque. Wellington Luiz defende o projeto Tarifa Zero, do deputado Max Maciel (PSol), mas alerta para a necessidade de viabilidade financeira antes da implementação. Na saúde, o desafio é atender a crescente demanda, já que o DF recebe pacientes de outros estados. “Não podemos, nem devemos, recusar atendimento”, afirma, ressaltando que o Legislativo está pronto para contribuir com soluções nessas áreas.
Outro tema essencial para 2024 será a revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT), que deve ser encaminhado pelo governo local ao Legislativo no segundo semestre. Wellington Luiz garantiu que haverá tempo para um debate aprofundado sobre as mudanças que irão definir o crescimento urbano do DF. “Vamos garantir que os distritais participem ativamente da construção do texto final para aprovarmos um plano bem estruturado”, pontuou.
O presidente da CLDF também comentou sobre o reajuste salarial das forças de segurança, um tema que vem sendo tratado com o governo federal. Ele revelou que o governador Ibaneis Rocha pretende antecipar o envio da proposta ao Palácio do Planalto para acelerar a tramitação. “A equiparação com a Polícia Federal é um compromisso do GDF, e estamos acompanhando de perto essa discussão para que os policiais e bombeiros tenham essa valorização”, concluiu.