Da redação do Conectado ao Poder
A 6ª edição do evento reafirma o compromisso com a representação feminina e direitos da mulher no Distrito Federal.

A 6ª Semana Legislativa pela Mulher tem início na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) a partir de 27 de maio, promovendo uma série de debates e atividades voltadas à promoção da equidade de gênero. O evento acontece até o dia 29 de maio e é uma iniciativa da Escola do Legislativo e da Procuradoria Especial da Mulher, com o objetivo de fortalecer a representação feminina na política e sociedade.
No primeiro dia de atividades, às 9h30, ocorre a abertura solene seguida de um debate com as deputadas Dayse Amarílio (PSB), Doutora Jane (MDB), Jaqueline Silva (MDB), Paula Belmonte (Cidadania) e a psicóloga Giovana Perlin. Este painel abordará os desafios e as estratégias do Legislativo para promover a autonomia feminina e os direitos de equidade, deixando claro a importância desses debates para a sociedade.
O evento também incluirá uma sessão especial, chamada “Dia D”, dedicada aos direitos das mulheres do DF, proporcionando um espaço para discutir conquistas e desafios enfrentados por elas. Além disso, a programação contará com a palestra “Mulheres na política: participação, autonomia e direitos”, ministrada pela jurista Edilene Lôbo, Ministra do Tribunal Superior Eleitoral.
Uma roda de conversa intitulada “Mulheres que inspiram” reunirá figuras como a artista plástica Ana Paula Bernardes, a ativista Ilda Peliz, a empreendedora social Kátia Ferreira, e a ex-deputada distrital Maria de Lourdes Abadia, entre outras. Elas compartilharão suas trajetórias e experiências, inspirando novas gerações.
Aos participantes, será oferecida a visita à exposição “Heroínas Tchecas: Grandes Mulheres da História e da Atualidade Tcheca”, que celebra notáveis personalidades femininas da República Tcheca em diversas áreas, como arte, política e esporte.
Vale destacar que a realização da Semana Legislativa pela Mulher está prevista na Lei 6.106/18, de autoria das ex-deputadas Celina Leão e Telma Rufino. A legislação visa aumentar a conscientização sobre a importância da equidade entre gêneros, promovendo debates, palestras e outras atividades que envolvam a sociedade civil e instituições parceiras.
A diretora da Escola do Legislativo, Jane Marrocos, enfatiza a relevância do evento, destacando que ele propicia um debate democrático sobre um tema tão importante. Para aqueles que desejam participar, as inscrições estão abertas e podem ser realizadas através do site da CLDF.
Confira abaixo a programação completa da 6ª Semana Legislativa pela Mulher:
- 27 de maio (terça-feira)
- 9h30 – Abertura Solene (Auditório Lindberg Aziz Cury)
- 10h15 – Conferência de ideias: desafios e estratégias do Legislativo para promoção da autonomia feminina e de direitos para equidade (Auditório Lindberg Aziz Cury)
- 15h – Sessão Plenária Especial: “O Dia D para as Mulheres do DF!” (Plenário Jorge Cauhy)
- 28 de maio (quarta-feira)
- 8h30 – Palestra: Assédio e poder: desafios para a autonomia no trabalho e na vida pública (Auditório Lindberg Aziz Cury)
- 10h15 – Palestra: Mulheres na política: participação, autonomia e direitos (Auditório Lindberg Aziz Cury)
- 14h – Roda de conversa: mulheres que inspiram (Auditório Lindberg Aziz Cury)
- 29 de maio (quinta-feira)
- 8h30 – Palestra: Empreendedorismo e autonomia financeira (Auditório Lindberg Aziz Cury)
- 10h15 – Culminância do projeto Elegis: “A Câmara vai à comunidade: Fomentando políticas para equidade, mobilização social e participação popular no processo legislativo” (Auditório Lindberg Aziz Cury)
- 14h – Cerimônia de encerramento e entrega de moções (Auditório Lindberg Aziz Cury)




