Da redação do Conectado ao Poder
O ex-ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, participará da audiência interativa da comissão que investiga fraudes.

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito, conhecida como CPMI do INSS, irá ouvir o ex-ministro Carlos Lupi nesta segunda-feira, dia 8, a partir das 16 horas. A reunião acontece com o objetivo de investigar fraudes que afetam aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social.
Carlos Lupi, que esteve no comando do ministério entre janeiro de 2023 e maio de 2025, foi convocado pelo relator da CPMI, o deputado Alfredo Gaspar, que destacou a importância de seu depoimento, afirmando que “Lupi detém informações imprescindíveis” sobre as medidas adotadas para combater descontos ilegais nos benefícios.
A audiência será interativa, permitindo que cidadãos possam fazer perguntas e comentários. Além dele, outros depoimentos importantes já foram colhidos, como o da diretora de Previdência e Benefícios da Controladoria-Geral da União, Eliane Mota, que declarou que uma auditoria identificou um aumento nas reclamações e que irregularidades foram reportadas à Polícia Federal.
A CPMI, composta por 16 senadores e 16 deputados, tem um prazo de 180 dias para apurar as denúncias e investiga a possibilidade de que os descontos indevidos em benefícios tenham chegado a 6,4 bilhões de reais nos últimos seis anos. O tema é de grande relevância para a proteção dos direitos dos aposentados e pensionistas frente a práticas fraudulentas.
Os depoimentos e o trabalho da CPMI são cruciais para a transparência e a responsabilização no que diz respeito aos direitos previdenciários no Brasil.










