Da redação do Conectado ao Poder
Governador destaca investimentos significativos para garantir abastecimento hídrico e infraestrutura de saneamento em Brasília.

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, apresentou os avanços em saneamento básico do DF em um evento internacional realizado em Washington, nos Estados Unidos, na última segunda-feira, dia 8 de setembro. Durante sua participação no painel promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide), Ibaneis destacou os investimentos realizados em sua gestão para garantir o abastecimento hídrico e a cobertura de água e esgoto à população.
Em um discurso enfático, o governador lembrou que a falta de investimentos em gestões anteriores havia colocado a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) em uma situação financeira crítica, resultando até mesmo na escassez de água para os cidadãos. “(A falta de investimentos) gerou a maior crise hídrica da história do DF, gerando aumento nas tarifas e racionamento de água. Esse era o cenário daquele período”, explicou.
Ele ressaltou que, enquanto foram investidos R$ 1,4 bilhão nos dois governos anteriores, em sua gestão está prevista a aplicação de R$ 5 bilhões até 2029. Este recurso será destinado à integração dos quatro sistemas de captação de água do DF, que até então não eram interligados, garantindo segurança hídrica para os próximos 50 anos. “Esse investimento produz segurança hídrica para os próximos 50 anos”, completou Ibaneis.
Atualmente, cerca de 99% da população do Distrito Federal possui acesso à água, enquanto 93% têm acesso ao esgoto, colocando Brasília entre as líderes do Brasil no setor de saneamento básico. O governador também comentou sobre a entrega recente de sistemas de água que beneficiarão aproximadamente 500 mil pessoas que não tinham garantida a água potável até o momento.
Ibaneis ainda mencionou o projeto de saneamento planejado para o bairro Santa Luzia, que visa oferecer água tratada e infraestrutura adequada às famílias da região. Além disso, destacou a parceria com produtores rurais para o reflorestamento das margens de rios e nascentes, como forma de preservar a água.
Na mesma linha, o presidente da Caesb, Luís Antônio Almeida Reis, defendeu a saúde financeira da empresa, que conseguiu se manter com resultados positivos e independentemente do Tesouro do DF. “Nós somos uma empresa 100% pública que tem dado resultado financeiro todo ano, distribuindo dividendos”, afirmou.
Ao final do evento, a intenção de todos os envolvidos foi reafirmar o compromisso com a melhoria contínua no campo do saneamento, com um olhar voltado para as futuras gerações, garantindo que as mudanças climáticas sejam levadas em consideração nas práticas atuais para assegurar água de qualidade para os netos e bisnetos da população do DF.










