Caiado destaca avanços na segurança com controle dos presídios em Goiás

- Publicidade -

Da redação do Conectado ao Poder

Ronaldo Caiado apresentou medidas que transformaram as penitenciárias goianas em locais de recuperação e profissionalização.

O governador Ronaldo Caiado apresentou, na última quarta-feira, os avanços do sistema penitenciário de Goiás durante uma visita ao Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia. A visita contou com a presença de deputados federais de sete estados brasileiros e teve como objetivo discutir a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 18/2025, que trata das competências referentes à segurança pública e ao sistema penitenciário.

Caiado destacou que o controle das penitenciárias é fundamental para o combate ao crime. Ele afirmou: “O primeiro ponto para combater o crime é o sistema penitenciário. Se ele não tiver 100% sob controle, o crime não poupa os cidadãos”. Durante a visita, o governador enfatizou a transformação dos presídios em locais de recuperação, onde os detentos podem desenvolver habilidades e aprender novas profissões.

A comitiva teve a oportunidade de conhecer as instalações da Casa de Prisão Provisória e a seção industrial do complexo, que produz móveis e artefatos para instituições públicas. Caiado comentou sobre a importância da profissionalização dos detentos, afirmando que “ampliamos cada vez mais a oportunidade de mão de obra” e que isso ajuda a reduzir a reincidência criminal.

O sistema penal em Goiás também oferece aulas para ensino formal e profissionalizante, com quase 5 mil presos matriculados em 2024. O diretor-geral de Administração Penitenciária, Josimar Pires, explicou que não há divisões entre integrantes de organizações criminosas nos blocos de trabalho, ressaltando que essa abordagem incentiva o trabalho entre os presos.

Investimentos significativos foram realizados no sistema penitenciário goiano nos últimos anos. De 2019 a 2024, foram mais de R$ 350 milhões em reformas e modernização de unidades, além da aquisição de equipamentos e veículos. Em 2024, a Polícia Penal recebeu R$ 41,9 milhões para melhorar a segurança nas unidades prisionais.

Caiado também participou de um seminário na Assembleia Legislativa para debater a PEC da Segurança Pública. Ele destacou a importância da proposta, afirmando que “ela vai definir realmente quem tem coragem de assumir o combate aos faccionados”. O governador pediu o fortalecimento do controle do sistema penitenciário e a necessidade de tratar os faccionados como terroristas, para tornar as ações de combate ao crime mais eficazes.

O encontro reuniu autoridades e representantes das forças de segurança, enfatizando a necessidade de um debate mais amplo sobre segurança pública e os desafios enfrentados no país.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui