Da redação do Conectado ao Poder
Durante a operação, 65 motoristas foram flagrados dirigindo sob efeito de álcool e diversas infrações foram registradas.

A megaoperação da Lei Seca realizada na noite de sexta-feira (26) pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) terminou com 65 motoristas autuados por dirigirem sob efeito de álcool. A blitz foi parte das ações de fiscalização da Semana Nacional do Trânsito 2025 e envolveu a abordagem de 350 veículos em diversas áreas de Brasília.
Durante a operação, dois motoristas foram levados à delegacia por crime de alcoolemia. Além disso, foram autuados 15 condutores sem habilitação, seis com a habilitação vencida e dois com o direito de dirigir suspenso. Quatro veículos foram identificados com escapamentos adulterados, uma prática considerada irregular e perigosa.
Uma das abordagens destacou a imprudência de um motorista que dirigia um Gol branco. Ele foi autuado por não apresentar habilitação e se recusar a passar pelo teste do etilômetro. Após ser notificado, o condutor contratou um motorista de aplicativo para retirar seu veículo do local. No entanto, a imprudência continuou: o motorista de aplicativo entregou o carro novamente ao condutor já notificado, resultando em nova abordagem pelas equipes de fiscalização. Ambos foram detidos, sendo o motorista de aplicativo preso por entregar a direção a alguém sob influência de álcool, enquanto o outro foi autuado novamente.
De acordo com o artigo 310 do Código de Trânsito Brasileiro, é crime permitir ou confiar a direção de um veículo automotor a uma pessoa não habilitada, com a habilitação cassada ou suspensa. A infração pode resultar em detenção de seis meses a um ano, além de multas severas.
Bruno Baruque, diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, enfatizou a importância da operação destacando que “o esforço integrado salva vidas” e que a retirada de motoristas alcoolizados e sem habilitação das vias é uma prioridade das autoridades de trânsito. A operação contou com um amplo efetivo, incluindo 18 viaturas, cinco guinchos e uma aeronave, além do apoio da Polícia Militar do Distrito Federal.










