Da redação do Conectado ao Poder
Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher aprova propostas que criam Delegacias Móveis e um novo índice de atendimento.

A Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou a criação de delegacias móveis, uma iniciativa que visa oferecer um atendimento mais acessível e eficaz para mulheres em situação de violência. Esta proposta foi aprovada em uma sessão da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, que celebra um ano de atividades, e busca fortalecer a rede de proteção às mulheres no DF.
A ideia das delegacias móveis é desenvolver um serviço itinerante, que chegue diretamente às comunidades mais vulneráveis, onde as mulheres podem se sentir mais seguras ao denunciar abusos e buscar assistência. “Estamos criando uma ferramenta de proteção que vai impactar diretamente a vida de muitas mulheres que não têm acesso fácil a uma delegacia”, afirmou a presidente da comissão, a distrital Doutora Jane Klebia.
Além da proposta das delegacias móveis, os parlamentares também aprovaram um projeto que institui o Índice de Avaliação da Qualidade do Atendimento (IAQA) nas delegacias especializadas. Com esse índice, será possível monitorar e avaliar o atendimento prestado às vítimas, garantindo que as unidades sigam padrões de acolhimento, respeito e eficiência.
Essa iniciativa reflete a crescente preocupação com a segurança das mulheres no Distrito Federal e a necessidade de ferramentas que facilitam o acesso à justiça. A criação das delegacias móveis deve ser uma resposta à demanda por um sistema de atendimento mais humano e próximo da população.










