Da redação do Conectado ao Poder
Governador Ronaldo Caiado revela avanços na tecnologia e novos centros de desenvolvimento em evento de destaque.

Goiás se destaca como líder em tecnologia e inovação, especialmente no campo da inteligência artificial, com investimentos superiores a R$ 680 milhões voltados para o desenvolvimento de um hub tecnológico. O governador Ronaldo Caiado fez esse anúncio durante a 3ª edição do Brasília Summit, realizado em Brasília, no último dia 30 de setembro. O evento, que teve como tema “Inovação, Tecnologia e Data Centers”, reuniu importantes autoridades e representantes do setor empresarial.
Caiado ressaltou que, até o momento, mais de 160 startups foram desenvolvidas e aceleradas no estado. Ele também compartilhou a aprovação da primeira lei estadual que regulamenta o uso da inteligência artificial em Goiás, além da criação de um dos maiores centros de desenvolvimento de inteligência artificial da América Latina em parceria com a Universidade Federal de Goiás.
Na sua fala, Caiado enfatizou a importância do tema, afirmando que “não existe nenhum tema mais importante atualmente” e expressou sua satisfação por discutir questões tão relevantes enquanto o governo federal se distanciava de pautas que realmente impactam a população. Ele também destacou a necessidade de atrair investimentos privados em data centers, aproveitando a geração local de energia limpa, como o gás biometano, para otimizar a operação dos equipamentos.
O evento também contou com a presença do deputado federal Júlio Lopes, que integra a Comissão Especial sobre inteligência artificial na Câmara dos Deputados, além do vice-presidente do Senado Federal e membro da Comissão de Comunicação e Direito Digital, senador Eduardo Gomes. Gomes apontou o desafio do Brasil em criar legislações simples e eficientes que acompanhem a velocidade das inovações tecnológicas.
O ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, também participou do summit e comentou sobre as mudanças que as tecnologias estão trazendo ao conceito moderno de soberania, que agora abrange a autonomia informacional e a capacidade regulatória no ciberespaço, além do controle territorial.
O Brasília Summit ainda reuniu outros líderes importantes, como Paulo Octávio, presidente do LIDE Brasília, e João Doria, fundador do LIDE e ex-governador de São Paulo, mostrando a relevância do encontro no cenário atual da tecnologia e inovação no Brasil.










