Da redação do Conectado ao Poder
A possibilidade de uma conversa entre os líderes pode se concretizar antes de um encontro presencial em Washington ou em um país neutro.

Após a tensão diplomática entre Brasil e Estados Unidos, os presidentes Lula e Trump estão buscando retomar o diálogo. A oportunidade pode surgir em breve, uma vez que Trump mencionou, em seu discurso na Assembleia Geral da ONU, que um encontro poderia ocorrer na “semana seguinte” ao evento, que se realizou em 23 de setembro.
Lula e Trump se cumprimentaram brevemente nos bastidores da assembleia em Nova York, onde Trump destacou a “química excelente” entre os dois. No entanto, até o momento não há informações concretas sobre como e quando esse novo contato vai acontecer.
Uma fonte do Itamaraty explicou que a espera não reflete uma demora, mas sim a necessidade de conciliar as agendas complexas de ambos os líderes. Diplomatas dos dois países consideram a possibilidade de um primeiro contato por telefone ou videoconferência antes de um encontro pessoal. Embora Lula não descarte ir a Washington, ele também está aberto à ideia de se encontrar em um país neutro.
A próxima cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean), marcada para 26 de outubro em Kuala Lumpur, é uma das oportunidades avaliadas, já que ambos devem participar. No entanto, até o momento, não há data definida e nem confirmação oficial do lado americano sobre esse contato.
Até agora, a relação entre os dois países tem sido marcada por dificuldades, incluindo tarifas comerciais impostas pelos EUA em resposta a ações do governo anterior. Com Lula no poder, espera-se que uma reunião formal possa contribuir para suavizar as tensões recentes e reestabelecer negociações entre Brasil e Estados Unidos.
A aproximação entre os presidentes ocorre em um contexto delicado, onde ainda há divergências internas no governo americano sobre a melhor abordagem em relação ao Brasil, especialmente após a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro.
A possibilidade de um encontro entre Lula e Trump também é vista com cautela, visto que encontros anteriores na Casa Branca, realizados sob a gestão de Trump, geraram situações de constrangimento para líderes estrangeiros. A expectativa é que, se ocorrer, esse encontro siga uma dinâmica mais planejada, evitando surpresas indesejadas.
Por enquanto, as conversações estão em andamento e a esperança é que, com mais diálogo, seja possível estabelecer um relacionamento mais harmonioso entre os dois países nos próximos meses.





