GDF apresenta catálogo com 428 projetos para captação de recursos federais

- Publicidade -

Da redação do Conectado ao Poder

Governo do DF entrega documento à bancada federal visando melhorar a qualidade de vida nas regiões administrativas.

O Governo do Distrito Federal (GDF) entregou à bancada federal do DF um catálogo com 428 projetos destinados à captação de recursos federais. O documento foi apresentado pelo governador Ibaneis Rocha e elaborado por técnicos da Secretaria de Economia (Seec), com o objetivo de otimizar a alocação de emendas parlamentares ao Orçamento da União. A iniciativa visa promover o desenvolvimento, a inovação e a melhoria da qualidade de vida nas 35 regiões administrativas do DF.

Com 134 páginas, o material propõe diversas ações que buscam atender às necessidades da população. “Isso garante que cada emenda parlamentar se traduza em ações concretas e visíveis para a sociedade”, afirmou Ibaneis Rocha. Para 2026, a expectativa é que deputados e senadores do DF possam indicar cerca de R$ 400 milhões em emendas individuais e de bancada.

O secretário de Economia, Daniel Izaias de Carvalho, destacou que o catálogo apresenta projetos com maturidade técnica para fácil execução. “São iniciativas com grandes chances de implementação, geralmente com projeto técnico já iniciado ou bastante adiantado”, explicou.

A Subsecretaria de Captação de Recursos (Sucap) organizou a listagem, incluindo propostas para emendas de bancada, comissão e individuais, com foco nas áreas de indústria, inovação e infraestrutura, saúde e bem-estar, e educação de qualidade. “Esse material, resultado de um planejamento detalhado, está focado em programas que impulsionam o desenvolvimento e melhoram a qualidade de vida dos cidadãos”, comentou Thiago Conde, secretário-executivo de Finanças, Orçamento e Planejamento.

Além disso, o catálogo também foi elaborado com informações do Sistema de Gerenciamento de Recursos (Siger) da Seec, alinhando os projetos aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, focando no combate à pobreza e na proteção do meio ambiente. O subsecretário Sadi Peres Martins reforçou que o objetivo é otimizar a alocação de recursos federais e auxiliar os parlamentares na indicação de projetos estudados e trabalhados pelas áreas técnicas do GDF. “É uma forma de cooperação entre os poderes”, concluiu.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui