Ibaneis aponta fortalecimento da agropecuária no DF com apoio do Senar-DF

- Publicidade -

Da redação do Conectado ao Poder

Ibaneis Rocha destaca aumento da produção local, novos polos produtivos e ações para garantir segurança hídrica a produtores

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, participou neste sábado (25) de um almoço comemorativo pelos 30 anos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Distrito Federal (Senar-DF), realizado com a presença de produtores rurais, lideranças comunitárias e representantes do setor agropecuário. Durante o evento, o chefe do Executivo ressaltou os avanços da agropecuária no DF desde o início de sua gestão, em 2019.

“Brasília é um território pequeno, todos o sabem, mas os níveis de produção aqui têm aumentado cada vez mais em todas as áreas, desde os pequenos produtores, da agricultura familiar, até os grandes produtores”, afirmou Ibaneis. “Isso ajuda toda a comunidade, porque Brasília hoje é quase que totalmente abastecida de verduras e frutas produzidas na região.”

O governador também destacou a criação de novas cadeias produtivas, como a do queijo e da vinicultura, inexistentes até recentemente no território. “Criamos recentemente a cadeia do queijo, a vinicultura, com diversos produtores que têm nos ajudado e que têm trazido grandes eventos para a nossa capital. É tanto que a nossa feira AgroBrasília é uma das maiores do Brasil”, declarou. Em 2024, a feira superou a marca de R$ 5 bilhões em negócios.

Ibaneis ressaltou ainda os investimentos do Governo do Distrito Federal (GDF) em segurança hídrica e infraestrutura para produtores rurais. Segundo ele, ações como canalização de córregos e construção de barraginhas têm garantido o abastecimento de água necessário para plantio e sustento das famílias no campo. “Essa semana vi uma matéria mostrando a alegria dos nossos produtores por terem segurança hídrica para plantar, colher e sustentar suas famílias”, disse, emocionado.

O secretário de Agricultura, Rafael Bueno, reforçou que o Senar tem papel fundamental na capacitação dos trabalhadores rurais, destacando a parceria com o governo. “Se hoje conseguimos atingir recordes de produtividade e avançar na diversidade de produtos agropecuários, o Senar tem uma boa parcela nisso”, afirmou.

Entre os investimentos recentes, Bueno citou a recuperação de 1.802 quilômetros de estradas rurais, entrega de 60 tanques lonados com capacidade total de mais de 25 milhões de litros de água, melhorias em canais de irrigação e ampliação do acesso ao crédito com juros baixos. Além disso, o programa ProRural tem reduzido em até 80% o ICMS para produtores regularizados.

O Senar-DF é vinculado à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e atua há três décadas com a missão de levar formação e assistência técnica ao meio rural. De acordo com o presidente da instituição, Fernando Ribeiro, parcerias com o GDF e órgãos como a Emater têm ampliado o alcance do Senar. “Estamos em parceria com todos os entes para levar conhecimento a esse homem do campo”, disse.

Exemplos concretos do impacto do Senar foram compartilhados durante o evento. O produtor rural Paulo Barros, de Planaltina, contou como a assistência técnica foi decisiva para transformar sua propriedade. “Eu estava desistindo já da nossa propriedade quando uma técnica do Senar me ajudou a montar a indústria”, relatou. “Hoje toda a minha família trabalha na agroindústria.”

Outro exemplo é Elio Silva, produtor de cachaça desde 2004, que há três meses participa de capacitações do Senar. “Eu recebo orientações dessa parte administrativa, de despesas e ganhos. Estou totalmente empolgado”, afirmou.

Com ações conjuntas entre governo e instituições como o Senar, o campo no Distrito Federal tem ganhado força, diversidade e sustentabilidade, reforçando sua importância econômica e social para a região.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui