Da redação do Conectado ao Poder
Vice-governadora tem 28%, enquanto Leandro Grass marca 12% e Arruda, inelegível, aparece com 14%

A pesquisa do Instituto IPESPE sobre a sucessão ao Governo do Distrito Federal em 2026 confirma a liderança da vice-governadora Celina Leão (PP), que aparece com 28% das intenções de voto no cenário estimulado. Em segundo lugar, há um empate técnico entre o presidente do IPHAN, Leandro Grass (PV), com 12%, e o ex-governador José Roberto Arruda, que está sem partido e encontra-se atualmente inelegível segundo a Justiça.
Fred Linhares (Republicanos), que é deputado federal e disputará a reeleição, registra 10% das intenções de voto. Ricardo Cappelli (PSB) e o senador Izalci Lucas (PL) têm 4% cada. Apesar de Izalci ser filiado ao PL, a legenda já declarou apoio à pré-candidatura de Celina, o que tende a consolidar seu favoritismo.
O levantamento aponta ainda 8% de eleitores indecisos e 19% que pretendem votar em branco ou anular. Entre os recortes do eleitorado, Celina lidera com folga entre homens e evangélicos. Leandro Grass tem desempenho mais forte entre jovens, eleitores de maior escolaridade e renda. Já Arruda aparece melhor nas faixas de menor renda e instrução, mesmo sem viabilidade jurídica para uma eventual candidatura.
A pesquisa IPESPE foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número DF-09100/2025. O levantamento foi feito por telefone com 800 eleitores do Distrito Federal entre os dias 27 e 29 de outubro de 2025. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95,5%.










