Islam Makhachev em luta no UFC 302. Foto: Reprodução/Instagram
Shavkat Rakhmonov apresentou sua própria explicação para a resistência de Islam Makhachev em permitir que ele dispute o cinturão do UFC. Embora o recém-coroado campeão dos meio-médios (até 77 kg) tenha justificado a negativa citando a inatividade do cazaque, o ‘bicho-papão’ vê a situação de outra forma.
Ao comentar o assunto em entrevista a Ariel Helwani, Rakhmonov afirmou que Makhachev estaria em busca de um adversário mais conveniente, evitando quem representa maior risco técnico. O cazaque reforçou que sua invencibilidade não é por acaso e que está pronto para aceitar qualquer decisão do UFC.
“Talvez Islam esteja procurando um oponente mais adequado, mais conveniente. Acredito que eu seja o adversário mais inconveniente e mais difícil para ele na categoria. Estou invicto por um motivo… Seja qual for a decisão do UFC, acredito que ele aceitará. Não vou perder essa oportunidade.”, disse Rakhmonov.
Inatividade de Shavkat Rakhmonov no UFC
Shavkat Rakhmonov em vitória no UFC 310 (Foto: Instagram)
Invicto com 19 vitórias na carreira, Shavkat Rakhmonov subiu pela última vez no octógono em dezembro de 2024, no UFC 310, quando venceu Ian Garry por decisão unânime. Na ocasião, o cazaque estava escalado para enfrentar Belal Muhammad pelo título da categoria, mas o palestino deixou o combate devido a uma lesão.
Com a expectativa de ter o duelo pelo título reagendado, foi a vez de Rakhmonov sofrer uma lesão no joelho e interromper a carreira temporariamente para recuperação. Durante seu afastamento, o ‘bicho-papão’ viu o cinturão passar de Belal para Jack Della Maddalena e, posteriormente, para Islam Makhachev, sem que tivesse sequer a chance de disputar a tão aguardada luta pelo título.
Quem deve enfrentar Islam Makhachev no UFC?
Makhachev comemora vitória no UFC. Foto: Reprodução/Instagram/UFC
Além de Shavkat Rakhmonov, Islam Makhachev tem uma longa fila de desafiantes à espera de uma oportunidade pelo cinturão. Entre os principais nomes estão os prospectos Michael Morales, Carlos Prates e Ian Garry, além do veterano, e favorito do russo, Kamaru Usman. Correndo por fora surge ainda Ilia Topuria, campeão dos leves (até 70,3 kg), que persegue uma superluta contra o daguestanês.










