Ilia Topuria é o atual campeão peso leves do UFC. Foto: Reprodução/Instagram @iliatopuria
Ilia Topuria decidiu dar uma pausa temporária na carreira, mas garante que não pretende atrapalhar o ritmo da divisão dos leves. Após vencer Charles do Bronx e conquistar o cinturão da categoria até 70,3kg, o espanhol alimentou grande expectativa entre os fãs sobre seu próximo passo. No entanto, tudo indica que os seguidores de ‘El Matador’ terão de aguardar um pouco mais para vê-lo novamente no octógono.
Em publicação no X, o campeão explicou que não voltará a lutar no primeiro trimestre de 2026, justificando que atravessa um momento pessoal delicado e deseja focar nos filhos enquanto resolve as pendências familiares o mais rápido possível.
Veja Também



“Não vou lutar no primeiro trimestre do ano que vem. Estou passando por um momento difícil na minha vida pessoal. Quero focar nos meus filhos e resolver essa situação o quanto antes.”, escreveu Topuria.
Topuria também destacou que não quer frear o andamento da divisão. Segundo ele, o UFC seguirá montando as lutas necessárias, e, assim que sua situação estiver resolvida, avisará à organização que estará pronto para iniciar o caminho de retorno ao octógono.
“Não quero travar a divisão. O UFC fará as lutas necessárias, e assim que tudo estiver resolvido vou informar ao UFC que estou pronto para iniciar meu retorno.”, concluiu El Matador.
I won’t be fighting in the first quarter of next year. I’m going through a difficult moment in my personal life. I want to focus on my children and resolve this situation as soon as possible.
I don’t want to hold up the division. The UFC will make the matchups needed, and as soon…— Ilia Topuria (@Topuriailia) November 27, 2025
Ilia Topuria vive crise fora do octógono?
Ilia Topuria é o campeão peso leve do UFC. Foto: Instagram / UFC
Embora ainda não exista um anúncio oficial, fortes rumores indicam que Ilia Topuria e sua esposa, Giorgina Uzcategui, podem ter se separado. A especulação ganhou força após sinais evidentes de afastamento entre os dois, especialmente nas redes sociais.
Um dos indícios mais comentados é a remoção de fotos do casal no Instagram. Topuria manteve apenas uma imagem ao lado da ex-esposa e do filho, enquanto Giorgina apagou todas as publicações em que aparecia com o campeão do UFC. Esses movimentos reforçaram os rumores de que o relacionamento teria chegado ao fim.
Cenário dos leves do UFC sem Ilia Topuria
Ilia Topuria é o campeão dos leves. Foto: Reprodução/UFC
Com o afastamento de Ilia Topuria no primeiro trimestre de 2026, a divisão dos leves do UFC ganha tempo para se reorganizar. Nos bastidores, três nomes surgem como principais candidatos a disputar o cinturão deixado momentaneamente pelo campeão: Paddy Pimblett, Justin Gaethje e Arman Tsarukyan, cada um com argumentos sólidos para assumir a posição.
Paddy Pimblett, rival declarado de Topuria, largou na frente ao subir no octógono logo após o UFC 317 para provocar o novo campeão. Invicto na organização e dono de enorme apelo popular, o britânico desponta como uma das opções mais fortes para uma disputa de título.
Outro nome cotado é Justin Gaethje. O norte-americano já disputou o cinturão duas vezes, sendo derrotado por Charles do Bronx e Khabib Nurmagomedov. Ainda assim, tem a seu favor a influência de seu empresário, Ali Abdelaziz, além da boa vitória sobre Rafael Fiziev em sua apresentação mais recente.
Por fim, Arman Tsarukyan surge como uma alternativa legítima. Atual número 1 do ranking, o armênio perdeu a chance pelo título ao ser retirado do combate contra Islam Makhachev no UFC 311 por uma lesão nas costas na véspera da luta. Recuperado, voltou ao octógono e dominou Dan Hooker com autoridade no UFC Catar, reforçando seus argumentos para receber a próxima oportunidade.










