
O novo presidente do Banco de Brasília (BRB), Nelson Antônio de Souza, participou, nesta segunda-feira (1º), de reunião ordinária da diretoria da Fecomércio-DF, ocasião em que foi apresentado ao setor produtivo pelo governador Ibaneis Rocha. Empossado no fim de novembro, após validação da Câmara Legislativa do DF e do Banco Central, Souza foi convidado pelo presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, a dialogar com empresários e esclarecer pontos sobre a atual situação do banco.
Aparecido destacou a forte parceria institucional com o Governo do Distrito Federal e o BRB, que atuou em conjunto em programas para empresas com objetivo de superar os efeitos da pandemia e estimular desenvolvimento econômico com programas de crédito e serviços, como o Empreender-DF e o Avança-DF. Aparecido reforçou que a entidade está aberta ao diálogo com a nova gestão do BRB. “Aqui nós temos 26 sindicatos representados, então é muito importante o senhor entender o quanto de respeito o senhor tem nesta instituição. Essa casa está de portas abertas”, afirmou.
Durante a reunião, Nelson de Souza agradeceu “o apoio e a parceria profícua” mantida ao longo dos anos entre o BRB e o setor empresarial, respondeu a questionamentos dos dirigentes e apresentou as prioridades de sua gestão. Ele reforçou que governança, pessoas e resultados serão os pilares do trabalho à frente da instituição. “É um prazer estar aqui para dizer como nós estamos pensando em administrar o banco e já começamos, inclusive: com governança, pessoas – porque acredito que nada se faz sem as pessoas – e resultados – acredito que não existe liderança sem resultados. São esses três itens que estamos trabalhando”, disse.
Souza informou ainda que o BRB instalou, nesta segunda-feira, uma auditoria externa e independente, conduzida por empresa especializada em advocacia e investigação, para reforçar a transparência e aprimorar seus processos internos. “Estamos comprometidos em agir com transparência, manter o diálogo com o setor empresarial e dar as mãos para atravessarmos juntos esta fase”, afirmou. Ele também garantiu que o banco seguirá fomentando o mercado imobiliário, a cultura, o turismo local e o microcrédito, áreas consideradas estratégicas para o desenvolvimento econômico do DF. Sobre o fortalecimento microcrédito, Aparecido disse que a proposta é vista com entusiasmo pelo setor produtivo do DF, já que grande parte do empresariado opta pelo Simples Nacional.
Já Ibaneis destacou a importância de fortalecer a relação entre o BRB e o setor produtivo. “Vim hoje trazer uma mensagem de apoio ao setor produtivo e de continuidade dos trabalhos que a gente vem desenvolvendo. Eu tenho total confiança no Nelson e disse a ele que os meus indicados têm total credibilidade e autonomia para gerir suas partes. Estou muito confiante no trabalho dele e, falando em nome dele, preciso do apoio do empresariado do Distrito Federal”, afirmou.
O governador também ressaltou o papel central do comércio para a economia local. “A Fecomércio tem mais de 400 mil empregos diretos no DF e outros tantos indiretos. É um dos principais, senão o principal setor de emprego e renda no Distrito Federal.”
Fonte: Fecomércio-DF










