Da redação do Conectado ao Poder
Deputado federal afirma que partido manterá autonomia local e não seguirá eventual alinhamento entre MDB e PT no plano nacional

O deputado federal Rafael Prudente (MDB-DF) afirmou que o diretório regional do partido não seguirá um eventual alinhamento nacional com o PT nas eleições de 2026. Segundo ele, qualquer articulação em nível federal não interfere nas decisões locais.
“O MDB nunca verticalizou e creio que não vai ser a primeira vez que vai verticalizar. É um partido democrático que dá liberdade para os estados tomarem as suas decisões”, disse em entrevista à Associação Brasileira de Portais de Notícias (ABBP).
A declaração vem após rumores de que o MDB nacional poderia se aproximar do PT em uma composição majoritária. Prudente, no entanto, deixou claro que, caso isso ocorra, o MDB-DF manterá seu posicionamento contrário. “Mesmo se isso for a vontade nacional, a nossa vontade aqui é outra. Na hora de colocar o posicionamento do diretório local, estaremos no lado oposto”, garantiu.
O parlamentar também ressaltou que a orientação do governador Ibaneis Rocha é manter distância do PT e preservar a autonomia política do grupo no DF. “A sinalização do governador é muito clara nesse sentido”, completou.










