Início Distrito Federal Mutirão da Dipova regulariza agroindústrias no DF para segurança alimentar

Mutirão da Dipova regulariza agroindústrias no DF para segurança alimentar


Da redação

O Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF), está priorizando a regularização das agroindústrias locais para garantir a legalidade da produção rural e a segurança alimentar. Uma ação recente da Diretoria de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal e Animal (Dipova) foi a realização de um mutirão para analisar processos de registro sanitário de agroindústrias no DF.

Durante o mutirão, quatro equipes de fiscais da Dipova avaliaram 64 processos abertos desde 2018 que ainda apresentavam pendências documentais. Desses, 19 indústrias manifestaram interesse em dar continuidade à regularização junto à secretaria. O foco da força-tarefa foi orientar produtores e avançar na adequação às normas sanitárias.

De acordo com a subsecretária de Defesa Agropecuária, Danielle Araújo, a regularização é fundamental. “Ao se registrar, o produtor passa a atender às exigências sanitárias e técnicas, garantindo que os alimentos de origem vegetal e animal cheguem ao consumidor com qualidade, segurança e rastreabilidade”, afirmou.

Segundo a Seagri-DF, produtores que atuam sem o registro expõem trabalhadores e consumidores a riscos, além de poderem sofrer sanções como multas e interdições. A informalidade também impede o acesso a políticas públicas, como o Programa de Aquisição da Produção da Agricultura (Papa-DF), trazendo instabilidade aos negócios dessas agroindústrias.

No Distrito Federal, todas as agroindústrias de produtos de origem vegetal e/ou animal devem obter o registro sanitário para comercializar sua produção. Os procedimentos variam conforme o porte e o tipo de fabricação e estão detalhados em guia disponível no site oficial da Seagri-DF.

Com informações da Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF)