Início Política Como a sabatina de Messias influencia a escolha de diretores do BC

Como a sabatina de Messias influencia a escolha de diretores do BC


Da redação

A área técnica do Banco Central acompanha atentamente as notícias sobre uma possível melhora na relação entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). O órgão considera que esse reaproximação pode acelerar o processo de sabatina do advogado-geral da União, Jorge Messias, indicado para a vaga aberta no Supremo Tribunal Federal (STF).

No Banco Central, a avaliação é que novas indicações para diretorias só devem ser feitas após Lula enviar ao Senado a mensagem oficial com a indicação de Messias. Até o momento, os nomes dos dois novos diretores da autarquia ainda não foram divulgados publicamente.

Segundo interlocutores do presidente, Lula só encaminhará a indicação de Messias quando tiver segurança de que ele terá os votos necessários para aprovação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e no plenário do Senado.

A ausência de Davi Alcolumbre na cerimônia de sanção das leis da reforma tributária, realizada na última terça-feira, 13, foi notada por integrantes do Executivo e do Legislativo. O evento contou com a presença do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).

No Banco Central, a expectativa é que a melhora no relacionamento entre Lula e Alcolumbre aconteça em breve, especialmente com a proximidade da reabertura dos trabalhos do Congresso.