Prefeitura de Valparaíso suspende novos alvarás de construção para planejar crescimento urbano

Medida busca organizar expansão da cidade e garantir acesso a serviços públicos essenciais para a população

A Prefeitura de Valparaíso de Goiás anunciou a suspensão temporária da emissão de novos alvarás de construção e licenças ambientais, conforme estabelece o decreto nº 025/2026. A decisão, segundo a gestão municipal, visa permitir o planejamento do crescimento urbano de forma ordenada, garantindo que a chegada de novos moradores seja acompanhada pela expansão adequada de equipamentos públicos, como escolas, unidades de saúde, áreas de lazer e infraestrutura básica com saneamento.

“A ideia é que a gente consiga planejar o crescimento ordenado da cidade”, afirmou o prefeito Marcus Vinicius ao programa Rota Atividade, da Rádio Atividade. Ele destacou que a medida é estratégica para evitar que futuras gestões tenham de corrigir erros cometidos hoje. “Estamos restringindo temporariamente novas construções para que a gente possa planejar os próximos 15, 20 anos de Valparaíso.”

A iniciativa também prevê diálogo com o setor da construção civil, buscando alinhar interesses públicos e privados em prol do desenvolvimento sustentável da cidade. “A perspectiva é muito boa. Junto com os construtores, queremos fazer com que a cidade avance cada vez mais e de forma planejada”, completou.