Atriz Yanna Lavigne denuncia censura após críticas à iluminação em Noronha


Da redação

A atriz Yanna Lavigne usou seu perfil no Instagram nesta quinta-feira (22/1) para relatar ter sido bloqueada pelo administrador de Fernando de Noronha, Virgílio Oliveira, após questionar a instalação de painéis de LED no arquipélago. Segundo Yanna, ela comentou em uma publicação oficial pedindo explicações sobre o projeto e, pouco depois, teve seu comentário apagado. Ao insistir em nova mensagem, foi bloqueada pelo gestor.

“Deixa eu fazer uma pergunta técnica? Pra entender se eu tenho cara de palhaça ou a pessoa realmente não tem nenhum post? Vamos conferir?”, ironizou a atriz ao mostrar que não conseguia mais acessar o perfil de Virgílio Oliveira. “Meu segundo comentário ele apagou e me bloqueou de brinde!”, escreveu Yanna em seus stories.

A artista criticou a proposta de instalação dos painéis de LED, sugerindo que o dinheiro fosse destinado a projetos comunitários. “Por favor, retirem as LEDs da ilha e usem o dinheiro público para algo comunitário e bom para todos”, afirmou, demonstrando preocupação com o impacto ambiental da iluminação sobre a fauna local.

Em resposta a uma suposta justificativa oficial, Yanna esclareceu que, apesar de o projeto ser financiado por uma empresa privada, mantém sua posição contrária à iniciativa. Ela alertou para os riscos ambientais, citando desorientação de aves noturnas, colapso de insetos polinizadores e alterações em ciclos biológicos de répteis e mamíferos. “LEDs brancos e piscantes são os mais nocivos, especialmente em ambientes insulares. Isso é consenso ecológico internacional. O que falta no Brasil não é ciência, é norma”, declarou.

Fernando de Noronha é patrimônio natural e área de preservação ambiental, o que torna qualquer intervenção urbana motivo de atenção. Procurado, o administrador Virgílio Oliveira não respondeu até a publicação desta matéria. O espaço segue aberto para esclarecimentos.