Início Política Caminhada de Nikolas tem mutirão de selfies e atrai políticos em busca...

Caminhada de Nikolas tem mutirão de selfies e atrai políticos em busca visibilidade


Da redação

O deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) lidera uma caminhada de 240 km de Paracatu (MG) a Brasília em protesto contra a condenação dos acusados de tentativa de golpe de Estado em 8 de janeiro. A marcha, iniciada na segunda-feira (19) e prevista para terminar domingo (25), mobilizou cerca de 400 apoiadores, segundo participantes.

A reportagem da Folha de S.Paulo acompanhou parte do trajeto nesta sexta-feira (23), entre Cristalina e Luziânia (GO), e observou falta de estrutura para garantir a segurança dos manifestantes, que incluíam idosos e crianças. A única separação entre o grupo e a BR-040 era uma corda e a atuação de seguranças e policiais. A Polícia Rodoviária Federal alertou para “riscos de segurança”.

A organização foi improvisada. Nikolas admitiu que não planejou a logística e nem informou previamente seu partido. “A logística foi feita na hora. A gente saiu de Paracatu e foi colocando no Google Maps para ver quantos quilômetros daria até Brasília”, relatou. Os apoiadores enfrentaram longos períodos sem acesso a alimentação adequada, recebendo comida e água apenas em alguns pontos.

Durante a caminhada, os manifestantes repetiam críticas ao “sistema”, ao PT, à imprensa e pediam “liberdade” e voto impresso. O evento reuniu também vereadores, deputados e senadores aliados, apesar de Nikolas declarar que não queria que o protesto fosse apropriado por políticos.

Em meio a celulares e pedidos de fotos com Nikolas, o parlamentar contava com proteção de seguranças e assessores, diferentemente dos demais participantes. O deputado Lindbergh Farias (PT-RJ) criticou a marcha, afirmando se tratar de “crime que coloca pessoas em risco”.