Início Distrito Federal Entre raio, lesões e hipotermia, ato de Nikolas tem 89 pessoas socorridas

Entre raio, lesões e hipotermia, ato de Nikolas tem 89 pessoas socorridas


Da redação

O Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBM-DF) atendeu 89 pessoas durante ato promovido pelo deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), na tarde deste domingo (25/1), na praça do Cruzeiro, localizada no Sudoeste (DF). De acordo com o capitão Robson Santos, oficial responsável pelo atendimento, a maioria dos casos foi de hipotermia devido ao frio intenso. “Tivemos situações de torção, mas a maioria foi quadro de hipotermia devido à temperatura, estava muito frio e usamos equipamento de manta térmica. Outros foram socorridos por conta do raio”, afirmou.

Os últimos quilômetros da caminhada foram marcados por chuva forte e ventos intensos, mas os manifestantes persistiram até o destino final, na área central de Brasília. No momento da chegada, um raio atingiu um guindaste próximo ao local de concentração e, ao atingir o solo, feriu diversas pessoas ao redor.

Segundo o CBM-DF, 47 das pessoas atendidas precisaram ser transportadas para unidades de saúde do Distrito Federal. Destas, 11 apresentaram lesões mais graves relacionadas à descarga do raio.

Dados do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) apontam que 27 pessoas deram entrada no Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) e outras 14 foram atendidas no Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), todas vítimas de descarga elétrica. Os atendimentos registrados nos hospitais públicos foram consolidados até as 18h.

Não há registro de mortes. O portal Metrópoles apurou que alguns pacientes também buscaram atendimento em hospitais privados do Distrito Federal.