Da redação
O Governo do Distrito Federal recebeu nesta segunda-feira (26) o selo Esmeralda do programa Cidade Abraçar, em reconhecimento ao fortalecimento da atenção primária no diagnóstico e tratamento de doenças respiratórias. A cerimônia de entrega ocorreu na sede da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF).
A conquista foi possível após a SES-DF mapear a jornada dos pacientes com sintomas respiratórios, com apoio técnico do programa. A iniciativa identificou gargalos no atendimento e reorganizou fluxos, reduzindo longas esperas e facilitando o acesso ao diagnóstico e ao tratamento na rede pública.
Entre as melhorias realizadas destacam-se a padronização da solicitação de espirometria na atenção primária, a implantação da estratificação de risco após o exame e o monitoramento mensal da fila de espera. Segundo a SES-DF, tais ações permitiram priorizar casos graves, otimizar o uso dos serviços e tornar o cuidado do SUS mais eficiente.
Como resultado, o tempo de espera para o exame de espirometria foi reduzido pela metade e a jornada dos pacientes na linha de cuidado respiratória caiu de quase dois anos para cerca de 12 meses, entre julho e novembro de 2025. Em um ano, mais de 2.500 exames foram realizados e mais de 320 profissionais da rede capacitados.
O secretário de Saúde, Juracy Lacerda, ressaltou a importância da integração entre os níveis assistenciais e reafirmou o compromisso da SES-DF em estruturar um atendimento cada vez mais eficiente em pneumologia. O selo Esmeralda, concedido pelo programa da farmacêutica Boehringer Ingelheim, reconhece a qualificação de equipes e a organização dos fluxos assistenciais no DF.






