Conmebol admite debate sobre clubes dos EUA e do México na Libertadores


Da redação

O presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, voltou a comentar sobre a possível volta de clubes dos Estados Unidos e México à Copa Libertadores. O debate foi reacendido após o empresário Jorge Más, um dos donos do Inter Miami, sugerir publicamente a participação de equipes da MLS e do futebol mexicano no torneio sul-americano.

Em entrevista ao ge, Domínguez destacou que qualquer avanço depende de movimentação institucional dentro da Concacaf, entidade responsável pelo futebol da América do Norte, Central e Caribe. “É uma questão que eles têm que falar dentro da Concacaf. Já foi feito no passado, mas a gente é muito respeitoso com as outras confederações”, afirmou o presidente da Conmebol.

O dirigente ressaltou que a Libertadores segue como referência internacional, o que explica o interesse de clubes estrangeiros. No entanto, reiterou que a Conmebol não abrirá negociações diretas sem posicionamento oficial da Concacaf. “O respeito às estruturas regionais é um princípio adotado pela Conmebol”, disse Domínguez.

Ele recordou ainda a participação dos clubes mexicanos na Libertadores entre 1998 e 2016, ressaltando que o retorno deve ocorrer via Concacaf. “O porta ficou aberta, lembrem que eles estiveram aqui jogando até o ano 2017, a última participação foi em 2016. Mas se eles querem voltar têm que voltar através da Concacaf”, pontuou.

O tema foi discutido no lançamento da marca oficial da Copa do Mundo Feminina de 2027, no Rio de Janeiro, mas segue em estágio preliminar, dependendo de alinhamento entre as entidades continentais, sem negociações concretas no momento.