Parceria do GDF reduz 37% da violência em escolas do DF


Da redação

O trabalho conjunto da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) e de órgãos do Governo do Distrito Federal, como o Batalhão de Policiamento Escolar (BPesc), levou a uma redução de 37,2% nos atendimentos por violência em escolas. Dados do BPesc apontam que as ocorrências caíram de 2.248 em 2024 para 1.411 em 2025.

A queda foi registrada tanto dentro das escolas quanto em seus arredores. Os casos internos passaram de 1.019 para 675. No perímetro escolar externo, as ocorrências diminuíram de 838 para 473 casos, e, fora desse perímetro, os registros caíram de 359 para 214. As ameaças de ataque também tiveram redução significativa, caindo de 22 para 9 ocorrências no período.

Entre as principais ações, estão investimentos em prevenção, formação de profissionais, mediação de conflitos e protocolos de atuação. A SEEDF elaborou um protocolo institucional de enfrentamento à violência, que virou cartazes distribuídos em todas as escolas, orientando sobre acolhimento, comunicação e acionamento da rede de proteção.

“Temos investido em prevenção, formação de profissionais, mediação de conflitos e protocolos claros de atuação”, afirmou Ana Beatriz Goldstein, chefe da Assessoria Especial de Cultura de Paz da SEEDF. Segundo ela, o resultado evidencia o impacto positivo da orientação e do apoio às escolas na promoção da cultura de paz.

A comandante do BPesc destacou o trabalho constante para garantir a segurança dos estudantes, citando operações preventivas, palestras educativas e patrulhamento. “A queda nos índices de violência escolar mostra que o trabalho integrado entre o Batalhão Escolar e a Secretaria de Educação tem dado resultado e é o caminho para um ambiente cada vez mais seguro e acolhedor”, ressaltou. Para 2026, a parceria será fortalecida visando o bem-estar dos alunos.