Da redação
A posse do presidente e dos governadores eleitos em 2026 acontecerá em novas datas a partir de 2027. Conforme emenda constitucional promulgada em 2021 (EC 111), o presidente e o vice-presidente passarão a tomar posse em 5 de janeiro, e os governadores e vice-governadores em 6 de janeiro.
A medida rompe uma tradição de 38 anos, desde que a Constituição de 1988 estabeleceu o dia 1º de janeiro como início dos mandatos. O motivo da mudança é evitar o choque com as festas de fim de ano, possibilitando que população e autoridades participem tanto das celebrações quanto das solenidades de posse.
O primeiro turno das eleições de 2026 está marcado para 4 de outubro. Caso necessário, o segundo turno será realizado em 25 de outubro.
A solenidade presidencial segue ocorrendo em Brasília, conforme determina a Constituição. Já as posses estaduais serão realizadas nas capitais respectivas.
A alteração do calendário eleitoral pegou muitos de surpresa e visa dar maior comodidade aos eleitos e à sociedade, evitando a sobreposição de datas significativas no início de cada ano.





