Da redação
O instituto PoderData, vinculado ao site Poder360, divulgou nesta quarta-feira (28) pesquisa que mostra estabilidade nos índices de aprovação do presidente Lula (PT) e de seu governo, em comparação ao final de 2023. Os dados indicam que, em janeiro de 2026, Lula mantém números semelhantes aos registrados anteriormente.
Segundo o levantamento, 34% dos eleitores aprovam Lula, enquanto 57% desaprovam seu desempenho pessoal. Em dezembro do ano passado, a aprovação era de 35% e a desaprovação de 56%. As variações ocorreram dentro da margem de erro de dois pontos percentuais.
No que diz respeito à avaliação do governo, os números são um pouco melhores: 41% de aprovação e 53% de desaprovação. No fim de 2025, os índices eram de 42% e 52%, respectivamente. Desde julho do ano passado, as oscilações nos percentuais de aprovação e desaprovação tanto do presidente quanto do governo foram pequenas.
A pesquisa também incluiu uma comparação com o governo do antecessor, Jair Bolsonaro (PL). Para 40% dos entrevistados, o governo Lula é melhor que o de Bolsonaro; para 39%, é pior; e 20% consideram igual, refletindo a polarização do cenário político nacional.
O PoderData ouviu 2.500 pessoas em 111 municípios, abrangendo todas as unidades da federação. As entrevistas foram realizadas entre 24 e 26 de janeiro, com margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.





