O CNJ vai investigar Dias Toffoli?


Da redação

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) deu andamento a um pedido de providências que solicita investigação sobre possível infração disciplinar por parte do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli. Com a autuação, o processo passa a tramitar oficialmente na Corregedoria Nacional de Justiça.

A partir desse momento, caberá à Corregedoria Nacional avaliar se serão necessárias diligências para apurar os fatos apresentados no pedido. O procedimento prevê ainda a possibilidade de adoção de medidas conforme forem verificados elementos que justifiquem investigação adicional.

O pedido de providências marca uma nova etapa no processo, ao iniciar sua análise formal dentro do CNJ. Até então, o pedido não havia sido incluído oficialmente na pauta do órgão, o que agora foi superado com a autuação.

O nome do ministro Dias Toffoli está registrado no procedimento, mas os detalhes sobre as supostas infrações disciplinares não foram divulgados nesta fase inicial de tramitação.

O avanço do pedido no CNJ ocorre em meio a discussões sobre atuação de ministros do STF e reforça o papel de órgãos de controle na análise de condutas de integrantes do Judiciário.