PCDF deflagra 2ª fase da Operação Último Comando

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por intermédio da 11ª Delegacia de Polícia, deflagrou, nesta quarta-feira (28), a segunda fase da operação policial Último Comando destinada ao combate ao tráfico de drogas e associação para o tráfico. A ação objetiva o cumprimento de 18 mandados de prisão e 23 buscas domiciliares na região da Vila Cauhy, no Núcleo Bandeirante.

No ano de 2023, investigação conduzida pela 11ª DP revelou a existência de um grupo criminoso envolvido com o tráfico de drogas nessa região. As investigações demonstraram que os integrantes do grupo atuavam de maneira organizada, desempenhando papéis específicos no esquema criminoso, desde a aquisição e o transporte da droga, passando pelo armazenamento em imóveis diversos, pelo uso de armas de fogo, até a distribuição e venda pelas ruas.

Com base nessas descobertas, naquele ano, foram expedidos pelo Poder Judiciário 35 mandados de busca e apreensão domiciliar e 32 mandados de prisão preventiva, os quais foram cumpridos em 21 de dezembro de 2023 nas cidades do Núcleo Bandeirante, Candangolândia, Estrutural, Cruzeiro, Guará, Taguatinga, Riacho Fundo e Valparaíso de Goiás.

Apesar do êxito da investigação realizada em 2023, diversos criminosos continuaram a agir na Vila Cauhy, evidenciando a resiliência e a capacidade de adaptação do tráfico de drogas na região, mesmo após significativa operação policial que resultou na prisão de dezenas de indivíduos. Nesse cenário, em meados de 2024, foi aberta nova investigação policial.

Após cerca de um ano e meio de apurações, descobriu-se uma nova rede criminosa, caracterizada pela associação de diversos elementos para o tráfico de entorpecentes na Vila Cauhy, a qual passou a ocupar o espaço deixado pelos traficantes presos em 2023. Esses novos criminosos, na busca por controle da região, conforme investigado, chegam a obrigar moradores da Vila Cauhy a armazenarem drogas em suas residências, como forma de evitar a prisão dos traficantes atuantes na localidade.

Fonte: PCDF