Da redação
Menos de dois anos após uma grande operação policial, a Vila Cauhy, no Núcleo Bandeirante, voltou a ser foco da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). Nesta quarta-feira (28/1), a corporação realizou a segunda fase da Operação Último Comando, cumprindo 18 mandados de prisão e 23 de busca e apreensão contra uma rede criminosa que atua na região.
De acordo com o delegado Bruno Endo, da 11ª DP, a ação está ligada à operação de dezembro de 2023, quando foram cumpridos 35 mandados de busca e 32 de prisão preventiva contra integrantes da facção Terceiro Comando Puro (TCP). “Foi uma operação exitosa, conseguimos retirar de circulação dezenas de traficantes”, afirmou Endo. No entanto, ele aponta que novas investigações mostraram o surgimento de outros traficantes no local, o que motivou uma nova etapa da ofensiva em 2024.
Na ação desta quarta-feira, 14 dos 18 mandados de prisão foram cumpridos, e quatro investigados seguem foragidos. Também houve quatro prisões em flagrante, com apreensão de armas, celulares, drogas, dinheiro e balanças de precisão. Segundo Endo, diferente do grupo anterior, o atual era composto por traficantes que agiam colaborativamente, sem hierarquia estabelecida.
As investigações revelaram ainda que os criminosos usavam câmeras em casas e compartilhavam imagens e informações sobre a movimentação policial em grupos de WhatsApp. Moradores denunciaram coação para esconder drogas em suas residências, medida que dificultava o trabalho da polícia e visava afastar a materialidade dos crimes dos traficantes.
O delegado ressaltou a importância da denúncia anônima pelo canal 197 para apoiar as investigações. “Essas denúncias são importantíssimas e nos ajudam a direcionar as operações”, completou Endo. A PCDF reforça o pedido de colaboração da população para combater o tráfico no local.





