Da redação
A partir desta sexta-feira (30/01), proprietários de veículos com IPVA 2025 em atraso poderão parcelar o imposto em até seis vezes, com os acréscimos legais. O serviço vale para veículos com placas de finais 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 0, e será disponibilizado no site da Secretaria da Economia.
Segundo dados do órgão, cerca de 500 mil veículos, pertencentes a aproximadamente 330 mil proprietários em todo o Estado, acumulam um total de R$ 580 milhões em débitos de IPVA referentes ao exercício de 2025. O parcelamento está autorizado pela legislação apenas para dívidas com mais de 90 dias de atraso em relação ao vencimento.
Para simular ou efetivar o acordo, o contribuinte deve informar o número do Renavam e a placa do veículo no site oficial da Secretaria da Economia. O parcelamento pode ser realizado em até seis prestações mensais, acrescidas dos encargos legais previstos.
O superintendente de Recuperação de Crédito, Fabiano Gomes de Paula, recomenda que os contribuintes regularizem a situação para evitar problemas futuros. “A recomendação é fazer o pagamento ou o parcelamento para evitar transtornos, como o protesto do débito em cartório”, afirma.
O objetivo da medida é facilitar a regularização e evitar que os proprietários enfrentem restrições, como inclusão do nome em cadastros de inadimplentes. O processo é totalmente digital, sem necessidade de comparecimento presencial.





