Abel Ferreira compara lógica do esporte a Ayrton Senna e relembra conversa com Carlo Ancelotti após empate do Palmeiras


Da redação

Após o empate do Palmeiras com o Atlético, na Arena MRV, Abel Ferreira falou sobre a pressão por resultados e comparou o futebol a outros esportes, citando Ayrton Senna como exemplo. “Vocês tiveram o Ayrton Senna, um dos meus ídolos, que ganhou 13 e perdeu sete. Eu entendo perfeitamente, mas as equipes precisam estar preparadas porque vão perder mais do que ganhar. Só um vai ganhar”, afirmou Abel, ressaltando a necessidade de lidar com derrotas e valorizar o legado.

O treinador também relatou uma conversa com Carlo Ancelotti, técnico múltiplo campeão na Europa. “O próprio Ancelotti, um dia tive o prazer de falar com ele, perguntei: ‘Mister, você que é o treinador mais campeão do mundo, como é que…’. ‘Ah, poxa, tenho muitas, mas já perdi muitas também’”, disse Abel, destacando a realidade de altos e baixos na carreira dos principais treinadores do mundo.

Abel Ferreira é hoje o técnico mais longevo do futebol brasileiro, com dez títulos em cinco temporadas pelo Palmeiras. No período, conquistou três Campeonatos Paulistas, dois Brasileiros, duas Libertadores, além da Copa do Brasil, Supercopa do Brasil e Recopa Sul-Americana. Essas conquistas consolidam o clube entre os mais vitoriosos do país e o reforçam junto à diretoria e torcida.

Apesar da cobrança por mais títulos, Abel exaltou a rotina interna do Palmeiras. “Felizmente, estou em um clube que é super estável nisso. Não vamos ganhar sempre, mas vamos lutar sempre para ganhar. […] Eu sei que vocês todos gostam de ganhar, o brasileiro gosta de ganhar, está no sangue, mas tenho certeza de que não gostam de ganhar tanto quanto eu”, afirmou, mostrando confiança e foco competitivo com o elenco.

O Palmeiras volta a campo no domingo (1/2), às 20h30, contra o Botafogo-SP, em Ribeirão Preto, pela sexta rodada do Paulistão. O time está em segundo lugar, com 12 pontos, mesma pontuação do líder Novorizontino, que leva vantagem no saldo de gols. O jogo é fundamental para manter a boa sequência antes do início das competições nacionais e internacionais.