Inscrições para o Jovem Senador 2026 começam nesta segunda


Da redação

Os estudantes do ensino médio da rede pública poderão participar do Programa Jovem Senador 2026 a partir desta segunda-feira (2), por meio de um concurso de redação. Neste ano, o tema proposto é “Democracia nas Redes Sociais: como construir um debate saudável”. Os trabalhos devem ser entregues até 17 de abril, conforme o regulamento.

A iniciativa, promovida pelo Senado Federal, selecionará 27 alunos — um de cada estado e do Distrito Federal — para uma visita a Brasília entre os dias 17 e 21 de agosto de 2026, com todas as despesas custeadas para estudantes e professores orientadores. Essa será a 14ª edição do programa.

Durante a estadia, os participantes conhecerão o funcionamento do Senado e poderão simular atividades parlamentares, representando suas respectivas unidades federativas. As propostas apresentadas pelos jovens podem ser transformadas em projetos de lei. Além da experiência, alunos e professores receberão um notebook como premiação.

O concurso é destinado a estudantes com até 19 anos completos até 31 de dezembro de 2026. As redações devem ser elaboradas nas escolas, sob supervisão de um professor orientador. Cada instituição selecionará um texto para representar a escola, que deverá ser enviado à secretaria da educação estadual até o final de abril. A secretaria escolherá os três melhores trabalhos até 29 de maio, e o Senado fará a seleção final do vencedor de cada estado. Mais informações estão disponíveis na página oficial do programa.

Segundo o chefe do Programa Jovem Senador, George Cardim, a edição busca combater desinformação e discursos de ódio, especialmente em ano eleitoral. Em 2025, cerca de 170 mil alunos participaram do concurso, que já mobilizou aproximadamente 2 milhões de estudantes ao longo dos anos.