Da redação
O Governo do Distrito Federal (GDF) inicia, às 9h deste sábado (31), uma operação de acolhimento e assistência social destinada a pessoas em situação de rua instaladas em 15 endereços no Plano Piloto. A ação será coordenada pela Casa Civil e envolve a participação de diversas secretarias e órgãos do DF.
A Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal) ficará responsável pelo desmonte das estruturas usadas pelos ocupantes. Os pertences serão transportados ao local regular indicado pelos próprios ocupantes. Caso não haja direcionamento, os objetos pessoais serão levados para o depósito da secretaria, localizado no SIA Trecho 04, Lotes 1380/1420, podendo ser retirados em até 60 dias, sem custos.
Além do acolhimento, as pessoas em situação de rua serão encaminhadas para atendimento da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF). Participam também da ação as secretarias de Saúde, Educação, Desenvolvimento Econômico, Segurança Pública, Justiça e Cidadania, bem como o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Novacap, Codhab, Detran-DF, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e o Conselho Tutelar.
Os 15 locais envolvidos na operação incluem o estacionamento do Ministério da Defesa, e pontos como L3 Norte (altura da 611), SQN 416 (em frente ao bloco M), SQN 316 (atrás da Igreja Messiânica), Setor Comercial Sul, estação do metrô 102 Sul, Centro POP, entre outros.
A ação segue no domingo (1º/2) e visa garantir assistência adequada, limpeza urbana e ordem nos espaços públicos do Plano Piloto, oferecendo suporte social integrado aos moradores em situação de rua.





