Livro reúne quatro séculos de poesia de autoras ‘esquecidas’ da literatura brasileira


Da redação

A editora Bazar do Tempo lançará, após o Carnaval, o livro “Inesquecíveis: quatro séculos de poetas brasileiras”. A antologia reúne cerca de 100 poemas e perfis históricos de 30 autoras brasileiras, nascidas entre o século XVIII e a década de 1970.

Entre as poetas incluídas na coletânea estão nomes como Bárbara Heliodora, Narcisa Amália, Maria Firmina dos Reis, Pagu, Olga Savary, Conceição Evaristo e Micheliny Verunschk. A seleção abrange escritoras de diferentes períodos históricos e estilos literários.

O livro foi organizado pelas escritoras e pesquisadoras Ana Rüsche e Lubi Prates. Segundo as organizadoras, o objetivo é revisitar obras de autoras que não figuram nos recortes mais difundidos da literatura brasileira.

Rüsche e Prates atribuem o apagamento dessas poetas a fatores históricos relacionados ao acesso ao mercado editorial e aos critérios adotados para a canonização literária ao longo do tempo.

A antologia está dividida em quatro blocos cronológicos: Brasil Colônia, Brasil Império, Brasil República até 1940, e autoras nascidas entre a década de 1940 e a década de 1970.