Da redação
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou, nesta segunda-feira, o lançamento do Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio. O anúncio foi feito pelas redes sociais do presidente. Segundo a Secretaria de Comunicação Social (Secom), a proposta será apresentada oficialmente em cerimônia na quarta-feira, em Brasília (DF).
O pacto deve contar com a assinatura das lideranças dos três Poderes. São esperados na solenidade o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), e o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin.
Em sua publicação, Lula afirmou: “Essa não é uma batalha só das mulheres, mas sim uma luta de toda a sociedade. É preciso que os homens se envolvam nessa causa porque enfrentar a violência de gênero é um dever”.
De acordo com a agenda preliminar divulgada pela Secom, o presidente participa, nesta segunda-feira, de sessão solene de abertura do ano judiciário de 2026. Na terça-feira, está prevista a presença de Lula na apresentação das cartas credenciais de novos embaixadores.
O governo ainda não detalhou o conteúdo do pacto, que será divulgado na cerimônia em Brasília.






