Ucrânia agradece Musk por medidas para impedir que drones russos utilizem Starlink


Da redação

O ministro da Defesa ucraniano, Mykhailo Fedorov, agradeceu neste domingo (1) a Elon Musk e à SpaceX pelas medidas tomadas para impedir o uso dos sistemas de comunicação via satélite Starlink pela Rússia em drones no espaço aéreo da Ucrânia.

Em publicação na rede social X, Fedorov escreveu: “As primeiras medidas já estão dando resultados (…) Obrigado por estar conosco. É um verdadeiro campeão da liberdade e um verdadeiro amigo do povo ucraniano”, direcionando sua mensagem ao empresário Elon Musk.

O ministro afirmou ainda que Kiev está trabalhando em coordenação com a SpaceX para implementar “próximas medidas importantes” contra o uso não autorizado da tecnologia.

Fedorov respondeu a uma mensagem anterior de Elon Musk, também publicada no X. O bilionário americano escreveu: “Parece que as medidas que adotamos para impedir o uso não autorizado do Starlink por parte da Rússia funcionaram. Nos avisem se precisarem de outras medidas”.

Relatórios do Instituto para o Estudo da Guerra (ISW) indicam que, desde dezembro, sistemas Starlink vêm sendo integrados em drones de ataque russos, ampliando seu alcance em até 500 km. Segundo a inteligência ucraniana, os terminais usados pelo exército russo são obtidos em circuitos paralelos, através de importações por países terceiros, e não por venda direta da empresa de Elon Musk.